uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Abrantes tem o melhor campo de basebol do país mas não tem equipas nem público interessado
Qualidade. Diz quem conhece que o campo de Abrantes é dos melhores da Europa

Abrantes tem o melhor campo de basebol do país mas não tem equipas nem público interessado

Torneio de âmbito nacional não contou com equipas da região e passou um pouco ao lado da cidade. O desporto, muito popular nos Estados Unidos da América, ainda não caiu nas boas graças dos ribatejanos.

Abrantes recebeu a Taça de Basebol no campo de basebol da Cidade Desportiva no fim de semana de 14 e 15 de Outubro. Um evento que passou ao lado da cidade.
O MIRANTE foi assistir a alguns jogos na manhã de sábado e juntou-se aos pouco mais de trinta espectadores numa bancada junto ao “melhor campo do país e talvez um dos melhores da Europa”, dizem os entendidos.
Não há nenhuma equipa de Abrantes em competição e naquela manhã não há nenhum abrantino a assistir. Rui Sousa passa e espreita o decorrer do jogo enquanto espera pela filha, que é jogadora de basquetebol. Diz que “o jogo é agradável”, mas não percebe nada das regras de basebol. Quanto ao dinheiro que se gastou naquele espaço, afirma que foi um bom investimento porque traz muita gente a Abrantes. “Todos os sábados estão aqui a jogar”, diz.
Gonçalo Lobato, 12 anos, esteve a jogar futebol, vem com um amigo e os dois espreitam para dentro do campo. A observação não dura mais do que cinco minutos. O jovem diz à reportagem de O MIRANTE que nunca se interessou por tal jogo e que a sua preferência vai mesmo para futebol.
Dentro e fora de campo as línguas mais faladas são o castelhano e também o inglês. “Isto é normal serem mais espanhóis do que portugueses?”, pergunta o jornalista. “Não parece, mas os portugueses são em maior número, são é menos expressivos”, conta o jogador da equipa do Feirense, João Costa, enquanto assiste ao jogo e vai tentando explicar as regras do jogo. O atleta refere que a maioria dos jogadores tem ascendência venezuelana ou norte-americana, como ele próprio, que foi emigrante nos Estados Unidos. O Feirense sagrou-se vice-campeão do Circuito Nacional de Basebol 2017 e também venceu o torneio de Abrantes naquele fim-de-semana.
Kid Castro é venezuelano e vive em Gaia. Também joga no Feirense e o gosto por aquele desporto vem desde criança. Diz que “futebol é uma bola no chão e andar atrás dela, enquanto que o basebol é mais táctico e mais inteligente, faz-nos pensar mais”, diz. O jogador já veio muitas vezes a Abrantes e quanto ao campo diz que “é o único homologado e o melhor campo em Portugal”.
O torneio do fim de semana contou com a participação de seis equipas: Angels; Aveiro; Capitals BC; Estrela de SA; C.D. Feirense e White Sharks ABC. A classificação final ficou ordenada da seguinte forma: 1º Feirense; 2º Aveiro; 3º White Sharks; 4º Capitals; 5º Riverside Angels; 6º St.André.
A iniciativa foi da Federação Portuguesa de Basebol e Softbol e do Município de Abrantes.

Abrantes tem o melhor campo de basebol do país mas não tem equipas nem público interessado

Mais Notícias

    A carregar...