uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
30 anos do jornal o Mirante
Associação de Judo do Distrito de Santarém aposta na formação como garantia de futuro
ambição. Associação quer criar um centro de treino e formação

Associação de Judo do Distrito de Santarém aposta na formação como garantia de futuro

Instituição, que comemora quarenta anos de actividade, quer criar um centro de treino e formação. Os resultados do trabalho feito pelos clubes estão à vista, com atletas campeões nacionais e a disputar campeonatos da Europa e do Mundo.

Edição de 18.10.2017 | Desporto

A Associação de Judo do Distrito de Santarém comemorou no domingo, 15 de Outubro, quarenta anos de actividade e aponta como principal objectivo a criação de um centro de treino e formação de judo e ainda a realização de um “summercamp” na região que traga praticantes de outros países, durante oito ou quinze dias no Verão, para aprender português e praticar Judo.
Filipe Lopes, director técnico da Associação de Judo do Distrito de Santarém, diz que os dezoito clubes inscritos na associação e os cerca de seiscentos atletas praticantes, que poderão aumentar para oitocentos com o projecto de formação nas escolas do primeiro ciclo de Tomar, garantem a continuidade da modalidade e a aposta na formação, que potencia o aumento dos resultados desportivos.
Em 2016 a associação teve uma vice-campeã europeia de cadetes e, este ano, sublinha Filipe Lopes, tiveram atletas no Campeonato da Europa de cadetes, no festival olímpico da juventude e no Campeonato do Mundo de cadetes, e vão levar um atleta ao Campeonato do Mundo de juniores.
Filipe Lopes sustenta que o judo é um desporto que aposta na formação cívica e física, “é uma filosofia de vida que prepara para as adversidades da vida”. A conhecida judoca Telma Monteiro é uma referência, mas o distrito de Santarém já tem atletas que começam a destacar-se pelos resultados obtidos. Casos de Patrícia Sampaio, atleta júnior da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, de João Lopes, do Sport Clube Operário de Cem Soldos, de Bruno Barros, que foi campeão nacional de cadetes, também do Clube Operário de Cem Soldos, e muitos outros que pela prática diária da modalidade vão conseguindo cada vez melhores resultados desportivos.
Outra das apostas da Associação de Judo do Distrito de Santarém passa, de acordo com Filipe Lopes, pela profissionalização de treinadores, actualmente existem apenas três treinadores profissionais, árbitros e todos os outros intervenientes técnicos na modalidade.
A cerimónia comemorativa dos quarenta anos da Associação de Judo do Distrito de Santarém realizou-se na tarde de domingo na Escola Gustave Eiffel, no Entroncamento.

Associação de Judo do Distrito de Santarém aposta na formação como garantia de futuro

Comentários

Mais Notícias

    A carregar...