uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Descoberta de material de guerra de Tancos na Chamusca apanhou população de surpresa

No concelho da Chamusca, onde a Polícia Judiciária Militar diz ter encontrado o material de guerra roubado da base de Tancos, as principais personalidades não sabiam de nada. Nem as autoridades, como a GNR local, tinham conhecimento do que se passou na madrugada de quarta-feira, 18 de Outubro, quando o material foi resgatado de uma zona de mato. Várias pessoas contactadas por O MIRANTE,
autarcas e empresários, disseram terem sido apanhados de surpresa com a notícia do facto ocorrido no mesmo dia em que a ministra da Administração Interna se demitiu.
A Polícia Judiciária Militar (PJM) confirmou que interceptou na zona da Chamusca o material roubado da base de Tancos. A PJM adianta em comunicado que, no âmbito de investigações de combate ao tráfico e comércio ilícito de material de guerra, “recuperou esta madrugada na região da Chamusca, com a colaboração do núcleo de investigação criminal da GNR de Loulé, o material de guerra furtado dos Paióis Nacionais de Tancos”.
De acordo com o comunicado, “o material recuperado já se encontra nos Paióis de Santa Margarida, à guarda do Exército, onde está a ser realizada a peritagem para identificação mais detalhada”. Em 29 de Junho, o Exército revelou a violação dos perímetros de segurança dos Paióis Nacionais de Tancos e o arrombamento de dois ‘paiolins’, tendo desaparecido granadas de mão ofensivas e munições de calibre nove milímetros.
Entre o material de guerra furtado dos Paióis Nacionais de Tancos estavam “granadas foguete anticarro”, granadas de gás lacrimogéneo e explosivos, segundo a informação divulgada pelo Exército. O Chefe do Estado-Maior do Exército mandou instaurar três inquéritos, nomeadamente ao funcionamento do sistema de videovigilância, à intrusão nas instalações e à gestão de cargas. O Exército decidiu encerrar os paióis nacionais de Tancos, optando por concentrar o material nas instalações de Santa Margarida e admitindo armazenar algum material nos paióis dos outros ramos, em caso de necessidade

Mais Notícias

    A carregar...