uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
“Cardiologia Verde - Diagnóstico sem radiação” apresentado em encontro da Ucardio
Sucesso. Evento acolheu bastante adesão por parte do médicos

“Cardiologia Verde - Diagnóstico sem radiação” apresentado em encontro da Ucardio

Na Golegã estiveram presentes cerca de quarenta médicos que trabalham na região

A Ucardio, clínica localizada em Riachos e especializada em Doenças Cardiovasculares, realizou pela segunda vez uma Reunião Clínica em Interface com os Médicos de Medicina Familiar, sob o lema “Cardiologia Verde” - Diagnóstico Sem Radiação.
Este evento teve lugar no dia 14 de Outubro no Hotel Lusitano na Golegã e juntou os departamentos de Cardiologia, Ortopedia, Pneumologia, Psiquiatria, Psicologia e Urologia da Ucardio, com cerca de 40 médicos que trabalham em Centros e Unidades de Saúde Familiar dos concelhos de Alcanena, Entroncamento, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha.
Esta edição contou com o apoio das autarquias de Torres Novas e da Golegã. O presidente de Torres Novas, Pedro Ferreira, presidiu à sessão de abertura e José Veiga Maltez, que além de presidente da câmara da Golegã, também é médico, presidiu à conferência de encerramento com uma intervenção intitulada: “O Médico no Centro da Decisão”.
O programa científico, sob patrocínio das Farmacêuticas Bayer e Menarini Portugal, contemplou mesas redondas, conferências e um curso de electrocardiografia.
Foram debatidos temas actuais e pertinentes em estreita relação com as doenças cardiovasculares como a Angina de Peito, Fibrilhação Auricular, Estenose Aórtica, Apneia Obstrutiva do Sono, Disfunção Eréctil e abordagem da Dor Aguda.
Na palestra “Onde a Medicina Cruza com o Direito”, apresentada pelo Dr. Luís Miguel Dória (Advogado), foi abordado o tema “quente” do Erro/Negligência Médica, a sua eventual consequência e aplicação processual, bem como as recentes evoluções no campo da doutrina e jurisprudência. No final houve ainda tempo para falar sobre o trabalho de equipa e multidisciplinar (Team Work) que é desenvolvido na Ucardio.
Particular ênfase foi dado à capacidade e elevada experiência que reside na Ucardio em efectuar o diagnóstico e seguimento da doença coronária através da Ecocardiografia de Sobrecarga (em esforço ou farmacológica), um exame considerado nas actuais recomendações da Sociedade Europeia de Cardiologia e que tem as grandes vantagens de ter maior custo-eficiência e de não contemplar o uso de radioactividade, ao contrário, por exemplo, da Cintigrafia de Perfusão do Miocárdio, que infelizmente para o doente, é o exame mais usado em Portugal no cenário da avaliação da doença coronária.
Segundo o Director Clínico da Ucardio, o Cardiologista de Intervenção, Dr. Jorge Humberto Guardado, “estas segundas jornadas ultrapassaram em larga medida os objectivos iniciais, tendo o programa científico motivado uma forte adesão dos médicos a esta reunião, o que desde já lança o desafio em colocá-la como um marco de encontro anual para o debate sobre as doenças cardiovasculares na nossa região”.

“Cardiologia Verde - Diagnóstico sem radiação” apresentado em encontro da Ucardio

Mais Notícias

    A carregar...