uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Convívio solidário em Castanheira do Ribatejo para ajudar criança com paralisia cerebral
Ajuda. Grupo preparou a iniciativa durante dois meses

Convívio solidário em Castanheira do Ribatejo para ajudar criança com paralisia cerebral

O evento, organizado por entusiastas do tunning, contou com a participação de perto de 500 pessoas

Rodrigo, um menino de sete anos, nasceu com encefalopatia hipóxico esquémica, conhecida como paralisia cerebral, que lhe limita os movimentos e condiciona o seu dia-a-dia e o dos pais, Filipe e Ana Pereira, que se viram confrontados com a necessidade de modificarem o carro de família para instalar uma plataforma que eleve a cadeira de rodas onde Rodrigo se desloca. Essa alteração à viatura custa sete mil euros e o casal pediu ajuda à Segurança Social, ainda não tendo tido resposta da parte deles. Além disso, Rodrigo também precisa de receber tratamentos médicos que os pais não conseguem pagar sozinhos.
Para tentar ajudar a superar essas dificuldades, Tiago Lobo, 32 anos, e os seus amigos do grupo de tunning e amantes de corridas de carros, os Steelrunners, decidiram organizar um convívio solidário para angariação de fundos para ajudarem Filipe e Ana a darem melhores condições de vida ao filho.
O evento teve lugar no dia 15 de Outubro, no Mercado Abastecedor da Castanheira do Ribatejo, concelho de Vila Franca de Xira, e juntou perto de 500 pessoas e 257 carros, motas, jipes e até camiões. Apurou-se um total de 2.706 euros para doar à família de Rodrigo.
“Todos os carros vinham com pelo menos duas pessoas e ainda houve muitas mais que passavam à frente do recinto do evento e perguntavam do que se tratava. Alguns até ficavam ou, como no caso de um grupo de ciclistas que passou a certa altura, pagaram a entrada só por quererem ajudar na angariação de fundos e nem chegaram a ficar durante o resto do dia”, conta Tiago Lobo, fundador dos Steelrunners, recordando ainda o caso de um casal na casa dos sessenta anos que percorreu a pé vários quilómetros para ir ao evento conviver com os mais jovens e ajudar Rodrigo.
“Passámos os últimos dois meses a planear este evento. Fui eu que dei a ideia porque sou amigo dos pais dele, conheço a situação difícil em que eles estão e juntei-me com os meus colegas do clube para ajudarmos no que pudéssemos”, explicou Tiago Lobo. “Mesmo com alguns patrocínios e promessas a falharem, mesmo com imprevistos de última hora, conseguimos a ajuda de muitas pessoas de cá e até dos Bombeiros da Castanheira e o evento correu bem”, acrescentou.

Um grupo com veia solidária

Os Steelrunners são um grupo composto por cerca de vinte elementos que vivem no concelho de Vila Franca de Xira. A veia solidária do grupo, que contrapõe “a má fama de arruaceiros que nos dão”, como explicou o fundador Tiago Lobo, já os levou a considerar organizar eventos para angariar fundos para o canil da Castanheira do Ribatejo ou para outras associações. Desta vez o evento correu bem e o grupo não descarta a possibilidade de realizar outros no futuro para ajudar mais famílias ou pessoas em casos de necessidade.

Convívio solidário em Castanheira do Ribatejo para ajudar criança com paralisia cerebral

Mais Notícias

    A carregar...