uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
30 anos do jornal o Mirante
Convívio solidário em Castanheira do Ribatejo para ajudar criança com paralisia cerebral
Ajuda. Grupo preparou a iniciativa durante dois meses

Convívio solidário em Castanheira do Ribatejo para ajudar criança com paralisia cerebral

O evento, organizado por entusiastas do tunning, contou com a participação de perto de 500 pessoas

Edição de 25.10.2017 | Economia

Rodrigo, um menino de sete anos, nasceu com encefalopatia hipóxico esquémica, conhecida como paralisia cerebral, que lhe limita os movimentos e condiciona o seu dia-a-dia e o dos pais, Filipe e Ana Pereira, que se viram confrontados com a necessidade de modificarem o carro de família para instalar uma plataforma que eleve a cadeira de rodas onde Rodrigo se desloca. Essa alteração à viatura custa sete mil euros e o casal pediu ajuda à Segurança Social, ainda não tendo tido resposta da parte deles. Além disso, Rodrigo também precisa de receber tratamentos médicos que os pais não conseguem pagar sozinhos.
Para tentar ajudar a superar essas dificuldades, Tiago Lobo, 32 anos, e os seus amigos do grupo de tunning e amantes de corridas de carros, os Steelrunners, decidiram organizar um convívio solidário para angariação de fundos para ajudarem Filipe e Ana a darem melhores condições de vida ao filho.
O evento teve lugar no dia 15 de Outubro, no Mercado Abastecedor da Castanheira do Ribatejo, concelho de Vila Franca de Xira, e juntou perto de 500 pessoas e 257 carros, motas, jipes e até camiões. Apurou-se um total de 2.706 euros para doar à família de Rodrigo.
“Todos os carros vinham com pelo menos duas pessoas e ainda houve muitas mais que passavam à frente do recinto do evento e perguntavam do que se tratava. Alguns até ficavam ou, como no caso de um grupo de ciclistas que passou a certa altura, pagaram a entrada só por quererem ajudar na angariação de fundos e nem chegaram a ficar durante o resto do dia”, conta Tiago Lobo, fundador dos Steelrunners, recordando ainda o caso de um casal na casa dos sessenta anos que percorreu a pé vários quilómetros para ir ao evento conviver com os mais jovens e ajudar Rodrigo.
“Passámos os últimos dois meses a planear este evento. Fui eu que dei a ideia porque sou amigo dos pais dele, conheço a situação difícil em que eles estão e juntei-me com os meus colegas do clube para ajudarmos no que pudéssemos”, explicou Tiago Lobo. “Mesmo com alguns patrocínios e promessas a falharem, mesmo com imprevistos de última hora, conseguimos a ajuda de muitas pessoas de cá e até dos Bombeiros da Castanheira e o evento correu bem”, acrescentou.

Um grupo com veia solidária

Os Steelrunners são um grupo composto por cerca de vinte elementos que vivem no concelho de Vila Franca de Xira. A veia solidária do grupo, que contrapõe “a má fama de arruaceiros que nos dão”, como explicou o fundador Tiago Lobo, já os levou a considerar organizar eventos para angariar fundos para o canil da Castanheira do Ribatejo ou para outras associações. Desta vez o evento correu bem e o grupo não descarta a possibilidade de realizar outros no futuro para ajudar mais famílias ou pessoas em casos de necessidade.

Convívio solidário em Castanheira do Ribatejo para ajudar criança com paralisia cerebral

Comentários

Mais Notícias

    A carregar...