uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Feira de Todos os Santos põe o Cartaxo no centro das atenções

Feira de Todos os Santos põe o Cartaxo no centro das atenções

O Cartaxo veste-se de gala de 27 de Outubro a 2 de Novembro para receber uma das mais antigas feiras francas do país, com um programa que prima pela diversidade e onde não vão faltar a gastronomia, os vinhos e a festa brava. Ou não se estivesse em pleno Ribatejo.

A Feira de Todos os Santos regressa ao Cartaxo de 27 de Outubro a 2 de Novembro no Pavilhão Municipal de Exposições e no Campo da Feira. Espectáculos equestres, largadas de touros, artesanato, gastronomia e vinhos, música e carrosséis são atracções de uma das mais antigas feiras tradicionais do país que leva à cidade muitos visitantes.
Uma das novidades deste ano passa pelas sessões de showcooking que permitirão dar a oportunidade dos visitantes experimentarem os produtos típicos da gastronomia regional. Destaque também para os espectáculos equestres que, este ano, irão decorrer num espaço renovado que permitirá maior conforto aos espectadores e libertará espaço no pavilhão para ainda mais agentes económicos estarem presentes. Nesta edição a feira volta a reservar espaços dedicados aos mais novos, nomeadamente a escolinha equestre e ateliers que farão, de modo divertido, a promoção da alimentação saudável a par da divulgação dos produtos agrícolas.
Na área exterior, além da feira franca, haverá carroséis e divertimentos para todas as idades e no pavilhão vai estar uma mostra empresarial do sector e da agro-indústria.

Toiros, cavalos e folclore
A cerimónia de inauguração está marcada para as 18h00 de sexta-feira, 27 de Novembro, com a actuação da Tuna da Universidade Sénior do Cartaxo. Mais tarde, entre as 20h00 e as 22h00, o espaço da escolinha equestre estará aberto aos mais novos com João Aguadeiro no picadeiro exterior. Pelas 21h30, haverá largada de toiros e, pelas 23h30, haverá um festa dos anos 80 ao som dos Djs Tiago Pechorro e Rui Leiria.
No sábado, 28, o dia começa com um workshop de dança proporcionado pela Comunidade Cristã Vinho Novo (CCVN) pelas 15h00, repetindo-se às 18h00. Segue-se, meia hora depois, um atelier mini-chef com a nutricionista Elisabete Duarte, da área de Educação e Juventude da Câmara do Cartaxo. À tarde, pelas 16h00, haverá apresentação de coudelarias por Filipe Rodrigues e, pelas 17h00, haverá sessão de showcooking com o Cook2Wine. O espectáculo Lusitânia Equestre decorrerá pelas 19h00 seguindo-se a abertura da escolinha equestre com João Aguadeiro entre as 21h30 e as 23h00 e uma largada de toiros, pelas 23h30.
No domingo, dia 29, haverá, pelas 15h00, uma iniciação à arte de pegar toiros pelo grupo de Forcados Amadores do Cartaxo. Segue-se, meia hora depois, mais um atelier mini-chef e abertura da escolinha equestre, entre as 16h00 e as 19h00, com Jana Rosa da escola equestre “Ride Your Dreams”. Haverá ainda, pelas 16h00, um festival de folclore organizado pela Associação Cultural e Recreativa do Rancho Folclórico do Cartaxo, pelas 17h00, uma sessão de showcooking com o Cook2Wine e, pelas 18h00, largada de toiros e mesa da tortura e estátua. O dia encerra, pelas 19h30, com a demonstração de toureio a cavalo pela cavaleira Ana Rita e Parreiria Cigano e, pelas 21h30, com o espectáculo “Músicas do Mundo” pela Sociedade Filarmónica Incrível Pontavelense acompanhada pela fadista Filipa Monteiro.
A segunda-feira, dia 30, inicia-se com uma sessão de promoção do envelhecimento activo, pelas 11h30, com Ana Costa, fisioterapeuta, e Vanda Pedrosa, terapeuta ocupacional. Segue-se, pelas 12h30, um almoço convívio dos centros de dia e lares do concelho no âmbito da comemoração do dia nacional do idoso. Entre as 14h00 e as 18h00, haverá actividades equestres para crianças pela Esquadra de Cavalaria do Destacamento de Intervenção do Comando Territorial de Santarém da GNR. A animação começa a partir das 14h00 pelo Jardim de Infancia do Cartaxo seguindo-se uma hora depois, a actuação da Orquestra Sénior dos Centros de Dia do Cartaxo. Everybody Kurt Dj encerrá a noite.
Na terça-feira, 31 de Outubro, destaque para o espectáculo equestre, pelas 21h00, apresentado por Gonçalo Linhas e o espectáculo com a banda DFB, pelas 22h00. O dia termina com uma largada de toiros, pelas 23h00.

Encontro de música popular portuguesa regressa
No dia de Todos os Santos, dia 1, o certame começa com a apresentação da raça sorraia, pelas 15h00, pela Escola de Equitação da Escola Superior Agrária de Santarém e meia hora depois haverá uma demonstração de karaté com o Dojo Amicale Cartaxo. Segue-se, pelas 16h00, uma demonstração de volteio por Jana Rosa, da escola equestre “Ride Your Dreams”. O II Encontro de Grupos de Música Popular Portuguesa, organizado pelo grupo Cantigas da Terra, começa pelas 16h00 e, pelas, 17h00, haverá uma sessão de showcooking com o Cook2Wine. O espaço da escolinha equestre abrirá portas entre as 17h00 e as 20h00, com Jana Rosa, da escola equestre “Ride Your Dreams” e, pelas 17h00, haverá uma largada de toiros. O certame encerra pelas 21h00.
A feira franca continua no Campo da Feira do Cartaxo no dia 2 de Novembro.

Feira de Todos os Santos põe o Cartaxo no centro das atenções

Mais Notícias

    A carregar...