uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Família de Veríssimo Serrão oferece mais bens do historiador ao CIJVS
O presidente da câmara de Santarém (ao centro) com Martinho Vicente Rodrigues, director do CIJVS, e a cjhefe de gabinete do autarca, Catarina Maia

Família de Veríssimo Serrão oferece mais bens do historiador ao CIJVS

Centro de investigação com sede em Santarém recebeu milhares de livros e outros artigos do académico que lhe deu o nome.

O espólio do Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão (CIJVS) foi enriquecido com a doação de tomos dos séculos XVIII, XIX e XX, separatas, medalhas e vária correspondência da biblioteca que Veríssimo Serrão tem em Lisboa. A oferta foi proporcionada pelo historiador Vítor Serrão, filho do académico e historiador escalabitano.
Através de um documento de doação, datado de 25 de Setembro de 2009, a Câmara de Santarém já tinha recebido da biblioteca de Joaquim Veríssimo Serrão, em Santarém, cerca de 26 mil livros, milhares de manuscritos, diplomas, condecorações, medalhas, moedas, quadros e telas que estiveram na génese do Centro de Investigação com o seu nome. Hoje, esse acervo constitui o “Fundo Joaquim Veríssimo Serrão” que se distribui por cinco salas do Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão, localizado na Casa de Portugal e de Camões (antigo presídio militar).
O presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, esteve presente na recepção aos novos bens, bem como a sua chefe de gabinete, Catarina Maia, e o director do CIJVS, Martinho Vicente Rodrigues.
O CIJVS, durante os seus cinco anos de existência, estabeleceu mais de duas dezenas de protocolos, com universidades nacionais e estrangeiras, politécnicos, centros de investigação, academias, associações e autarquias. Atribuiu Prémios de Investigação num valor total de 15 mil euros que têm por objectivo distinguir anualmente dois dos seus membros, nacionais ou estrangeiros. Realizou 99 Assembleias de Investigadores. A centésima será realizada no Museu Municipal de Coruche, esta quinta-feira, 26 de Outubro, pelas 18h00, com o Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta.

Família de Veríssimo Serrão oferece mais bens do historiador ao CIJVS

Mais Notícias

    A carregar...