uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Treinador de Almeirim marca pontos no atletismo do Sporting

Treinador de Almeirim marca pontos no atletismo do Sporting

Daniel Leandro prepara novos atletas para o clube que já andava a piscar-lhe o olho há dois anos

À terceira foi de vez. O Sporting Clube de Portugal já andava de olho em Daniel Leandro, o treinador de atletismo natural de Almeirim, que recusou duas propostas para treinar os novos valores da modalidade. Daniel não tinha a disponibilidade que o clube pretendia, porque estava a desenvolver o projecto de atletismo dos 20 Kms de Almeirim, que ele próprio criou, e foi isso que explicou ao coordenador da Academia de Atletismo do Sporting, José Uva.
“Eles precisavam de alguém com muita disponibilidade para assumir responsabilidades dentro da academia e estando eu neste projecto em Almeirim, com atletas que acompanhava há alguns anos, os 20 Kms iriam perder muito com a minha saída”, explica Daniel Leandro, que durante as duas épocas de assédio do clube de Alvalade investiu na preparação de jovens treinadores que pudessem seguir o seu trabalho na cidade da sopa de pedra. Agora que tem seguidores abraçou o desafio de entrar num dos melhores clubes de atletismo. Daniel Leandro não foi sozinho para o Sporting, tendo levado para Lisboa cinco atletas dos 20 kms de Almeirim.
O treinador, de 33 anos de idade, diz a O MIRANTE que “a experiência está a ser agradável” e que “os desafios são semelhantes, apesar de algumas diferenças”. Para Daniel Leandro, a Academia do Sporting é, só por si, “um chamariz para a maior parte dos jovens” que vão bater à porta do clube. Um panorama bem diferente do que estava habituado porque na cidade que o viu nascer era preciso “ir à procura dos miúdos às escolas” e convencê-los a entrarem na modalidade. “No Sporting temos em excesso mas ao contrário de outros clubes da mesma dimensão não colocamos ninguém de fora, até porque estamos a falar de formação”, salienta.
Daniel trabalha de manhã à noite no atletismo. Começa o dia na Federação de Atletismo, onde desenvolve trabalho na secção infanto-juvenil, criando conteúdos para programas de treino de jovens entre os seis e os dezasseis anos. É também responsável pelo projecto Kids Atletics Nacional, que tem vindo a promover em todas as escolas do país. É formador de treinadores e dá apoio às associações regionais para a implementação de projectos para promoção da prática do atletismo entre os jovens. A partir das 16h30 dedica-se ao Sporting, entrando na pista do Lumiar para treinar os valores sportinguistas até às 18h00. Após esta hora assume responsabilidades a nível da promoção da academia.
Daniel Leandro começou a praticar atletismo no âmbito do Desporto Escolar, quando frequentava o quinto ano de escolaridade. No espaço de um ano passou a filiado num clube, a Associação Desportiva de São Roque. O clube de Almeirim fechou e Daniel aproveita a oportunidade de na mesma altura estar a ser formada a secção de atletismo da Associação 20 kms de Almeirim, onde ficou até ir para a universidade. Durante este tempo, Daniel Leandro foi campeão nacional em provas combinadas por cinco vezes, subiu ao pódio 24 vezes e entrou no percurso da alta competição.
O atleta não esquece o seu treinador e dinamizador do atletismo em Almeirim, Luís Ervideira, com quem treinou durante esses anos, à excepção do último ano, que treinou com o professor José Dias, técnico nacional de provas combinadas. Fez o percurso universitário em treino desportivo com especialização em atletismo e começou a estagiar no Belenenses no último ano da universidade. “Mesmo contra a vontade de algumas pessoas que diziam para escolher outro curso porque era uma loucura querer ser treinador de atletismo”. Da parte da família teve sempre todo o apoio para seguir aquilo que o fazia feliz.

A relação de compromisso com atletas

“A relação entre um treinador de atletismo e o seu atleta é uma relação de compromisso. Vai muito para além do treino e do atletismo. Posso dizer que alguns atletas que me passaram pelas mãos e que já não treinam há seis ou sete anos vieram de propósito à prova dos 20 Kms de Almeirim para estarem comigo. Isso emociona-me. Vou mencionar um nome que é o Anderson que talvez tivesse passado ao lado de uma grande carreira mas que descobriu outros talentos devido ao atletismo”, conta Daniel Leandro, explicando que este atleta hoje é um dos seus braços direitos na reportagem e vídeo que é fundamental para a formação e promoção.

O atletismo no distrito e as apostas em Almeirim

O treinador de Almeirim acredita que o distrito de Santarém representa uma marca importante no atletismo. “Agora que estou em Lisboa sinto isso ainda mais. As pessoas olham para os ribatejanos com admiração e algum respeito porque já perceberam que a história do atletismo nesta região é diferente. Temos oferecido muitos atletas às melhores equipas nacionais e à selecção. O último grande momento foi o da Inês Henriques e claro que por trás disto tudo estão os treinadores, como Jorge Miguel, de Rio Maior, o Paulo Constantino, de Alcanena, a Susana Estriga, do Tramagal e Pedro Barbosa, no Cartaxo, que dedicam a sua vida ao atletismo”.
Quanto a Almeirim, Daniel Leandro considera que o concelho é “um bom exemplo em termos de infraestruturas desportivas, para o qual deviam olhar todas as autarquias”. O treinador sublinha uma situação: “Almeirim, em vez de pensar numa pista de 400 metros, pensou naquilo que era possível, uma pista simplificada de 250 metros que permite o treino”. Evitou-se assim, com uma visão equilibrada, construir grandes estruturas que depois só seriam utilizadas duas ou três vezes por ano “.

Treinador de Almeirim marca pontos no atletismo do Sporting

Mais Notícias

    A carregar...