uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Regulador dá boas notas aos serviços de água e saneamento da região

Vila Franca de Xira, Tomar, Santarém e Águas do Ribatejo distinguidas com selos de qualidade

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Vila Franca de Xira, Tomar e a empresa pública Águas do Ribatejo (AR) foram distinguidas com o selo de qualidade exemplar de água para consumo humano, atribuído pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos – ERSAR, à semelhança da Águas de Santarém, conforme O MIRANTE já tinha noticiado.
No caso de Vila Franca de Xira este é o segundo ano em que a distinção é entregue e Tomar foi um dos dois únicos serviços do país a conseguir o selo de qualidade em saneamento de águas residuais urbanas.
As entidades distinguidas evidenciaram-se por assegurarem o cumprimento, no último ano em avaliação, de um conjunto de critérios previstos no regulamento, para cada uma das três categorias em análise: qualidade exemplar de água para consumo humano; abastecimento público de água e saneamento de águas residuais urbanas.
Os selos de qualidade do serviço ERSAR 2017, na vertente das águas, inserem-se na iniciativa da entidade reguladora dos “Prémios e Selos de Qualidade dos Serviços de Águas e Resíduos - ERSAR 2017”, organizada em parceria com o jornal Água e Ambiente.
Na empresa pública Águas do Ribatejo a ERSAR teve em conta os indicadores de desempenho e os boletins de análise realizados nos municípios de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Coruche, Chamusca, Salvaterra de Magos e Torres Novas. No último ano, explica a empresa em comunicado, foram realizadas 8362 análises em 48 pontos de abastecimento de água, tendo-se verificado 15 incumprimentos, o que dá um total de cumprimento de 99,8 por cento, um valor “muito perto da excelência que foi atingida no município de Torres Novas, com 100 por cento de cumprimento dos parâmetros analíticos”, explica a empresa.
Também Tomar destacou que a distinção resulta do “investimento e bom modelo de gestão” que tem vindo a ser implementado. “Numa altura em que os SMAS lançaram uma garrafa personalizada para celebrar os seus 80 anos e incentivar o consumo de água da torneira, o selo de qualidade dessa água vem mais uma vez demonstrar que esta é uma excelente opção, saudável e com inegáveis vantagens ambientais”, explica a Câmara de Tomar em comunicado.

Mais Notícias

    A carregar...