uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Primeiro concerto do Festival Guitarra d’Alma de Almeirim com António Chaínho

Primeiro concerto do Festival Guitarra d’Alma de Almeirim com António Chaínho

A novidade desta IV edição é o lançamento de um livro do guitarrista Custódio Castelo

A quarta edição do Festival Guitarra D’Alma, que se realiza anualmente por iniciativa da Câmara Municipal de Almeirim, inicia-se pelas 21 horas do dia 10 de Novembro, sexta-feira, com o lançamento, na Igreja do Divino Espírito Santo (Escolas Velhas), do livro “Ao Sabor da Boca” da autoria do guitarrista Custódio Castelo, mentor do festival.
O livro, o primeiro do músico, é uma recolha de poemas, letras de fados, pensamentos e pequenos textos em prosa, ilustrados pela sua filha, Maria Castelo, que tem formação superior em Belas Artes.
“Eu escrevo desde sempre embora me consiga exprimir melhor através da música. Este livro surge por insistência da minha filha Maria, de fadistas que já cantaram poemas meus e de muitos amigos e conhecidos, entre os quais o presidente da Câmara Municipal de Almeirim e meu amigo, Pedro Ribeiro”, explicou Custódio Castelo a O MIRANTE.
No segundo dia do Festival, sábado, 11 de Novembro, no cine-teatro de Almeirim, realiza-se um concerto com António Chaínho, um dos mais conhecidos guitarristas nacionais.
O festival Guitarra D’Alma deste ano tem um figurino temporal diferente, realizando-se em três sextas e sábados de Novembro (10 e 11; 17 e 18 e 24 e 25 de Novembro) em vez de decorrer ao longo de vários dias consecutivos, com ou sem intervalo pelo meio como era habitual.
No segundo fim-de-semana, na sexta-feira 17, decorre, nas Adegas de Almeirim, uma homenagem de Custódio Castelo aos violas que o têm acompanhado ao longo da carreira e no sábado, dia 18, o Centro Cultural de Fazendas de Almeirim recebe um espectáculo do Ensemble de Guitarras da ESART (Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco), onde Custódio Castelo lecciona Guitarra Portuguesa, na qualidade de Professor Adjunto Convidado.
O Festival termina no dia 25, sábado, no Cine-Teatro de Almeirim com o habitual concerto de Custódio Castelo. Antes, na sexta-feira, nas Adegas de Almeirim, o fadista Guilherme Frazão, natural da Raposa, concelho de Almeirim, apresenta o espectáculo “O Fado e o Vinho”.

Primeiro concerto do Festival Guitarra d’Alma de Almeirim com António Chaínho

Mais Notícias

    A carregar...