uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
AUSTRA encomenda estudo e implementa plano de monitorização de odores

AUSTRA encomenda estudo e implementa plano de monitorização de odores

Denunciados obstáculos às acções de fiscalização da Associação de Alcanena. A AUSTRA está a disponibilizar técnicos para visitas guiadas ao Sistema de Tratamento de Águas Residuais de Alcanena. As visitas realizam-se às segundas-feiras havendo ainda disponibilidade da parte da Associação para prestar todos os esclarecimentos que a população tenha por necessários e convenientes.

Ultimamente tem sido dado especial ênfase, tanto pela imprensa local como pelas redes sociais, ao facto de se ter verificado de forma anormal mau cheiro na Vila de Alcanena. Em paralelo, a AUSTRA - Associação dos Utilizadores do Sistema de Tratamento de Águas Residuais de Alcanena, encomendou um estudo que está a ser levado a efeito pelo IDAD – Instituto de Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Aveiro, cujos primeiros contactos foram realizados em Maio de 2017, aguardando-se pela conclusão do mesmo.
O estudo e suas conclusões têm por objectivo dotar a AUSTRA dum instrumento de análise de base rigorosa e elaborado por uma instituição de elevado prestígio cientifico. As conclusões deste primeiro estudo fundamentarão as acções subsequentes de alargamento territorial da avaliação dos odores (colectores, caixas de visita e outras localizações a definir) e também quaisquer outras tomadas de decisão que vierem a impor-se.
Ao mesmo tempo foi implementado um plano interno de monitorização de fontes possíveis de odores, sendo elaborados relatórios que são remetidos, semanalmente, à Câmara Municipal de Alcanena.
A AUSTRA dispõe, actualmente, de dois equipamentos de desodorização no Aterro de Resíduos Sólidos, funcionando 24 horas por dia e um no Aterro de Lamas, com características adequadas à tipologia das mesmas. No entanto, e sempre no sentido do melhoramento, entrará em funcionamento, na próxima semana, um biofiltro de desodorização para a zona das bombas do lixiviado dos aterros.
Por conselho técnico dos consultores, a Associação tenciona instalar em cada um dos três colectores, uma unidade de extracção e desodorização de gases que pode revestir a forma de tratamento químico ou biológico. Para este efeito já foi contactada a Câmara Municipal de Alcanena para o agendamento de uma reunião com o Prof. Saldanha Matos, responsável técnico pelo projecto da requalificação da rede de colectores.
A AUSTRA tem em operação um sistema online de monitorização quantitativa, das descargas, que cobre a quase totalidade dos associados e utilizadores com rejeição de sulfureto. Estão instalados amostradores fixos para avaliação qualitativa do efluente.
Não obstante todos os esforços, quer na implementação de acções de avaliação, caracterização e minimização de odores quer na acção de controlo e fiscalização, a AUSTRA tem sido confrontada com comportamentos obstaculizadores do cumprimento dessas acções de fiscalização e controlo, factos esses denunciados junto das entidades competentes.

AUSTRA encomenda estudo e implementa plano de monitorização de odores

Mais Notícias

    A carregar...