uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
30 anos do jornal o Mirante
Francisco Henriques recordado na cidade que tanto amava
Vereador Euríco Henriques recordou memória do poeta

Francisco Henriques recordado na cidade que tanto amava

Centenário do nascimento do poeta, falecido em 2002, foi assinalado com uma conversa descontraída na biblioteca de Almeirim.

Edição de 08.11.2017 | Sociedade

Almeirim assinalou o centenário do nascimento do poeta da terra, Francisco Henriques, com uma conversa informal na Biblioteca Municipal Marquesa do Cadaval na noite de 26 de Outubro, onde estiveram presentes o seu filho, José Manuel Henriques, e o professor Eurico Henriques, que recordaram o poeta, os seus poemas e a sua forma de estar na vida.
O professor e historiador local Eurico Henriques explica a O MIRANTE que Francisco Henriques só fez a escola primária mas era um indivíduo que tinha uma qualidade extraordinária para a poesia, arte e pintura. “Como a família tinha poucos recursos ele começou a trabalhar desde cedo e cultivou aquilo que gostava de fazer: o desenho e, depois, a poesia. Acabou por fazer fora da universidade aquilo que outros fizeram na universidade, estudou por si próprio, conversando, lendo, adquirindo conhecimento e tornou-se num grande poeta”, conta.
O filho do poeta, José Manuel Henriques, contou que as grandes paixões do seu pai “foram a família, os livros, as artes, a poesia, a pintura, a música, Almeirim e os almeirinenses”.
Francisco Henriques nasceu em Almeirim a 25 de Junho de 1917. Foi funcionário do cartório notarial de Almeirim durante 18 anos, mudando depois para o comércio, num estabelecimento do seu sogro, onde esteve 28 anos. Aos 55 anos iniciou o seu trabalho como contabilista da Quinta da Alorna. Era reconhecido pela sua modéstia e pela beleza dos seus poemas. Era igualmente um conselheiro que a todos respondia, quando abordado.

Francisco Henriques recordado na cidade que tanto amava

Comentários

Mais Notícias

    A carregar...