uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
A região já se devia ter autonomizado completamente de Lisboa há muito tempo

A região já se devia ter autonomizado completamente de Lisboa há muito tempo

Anabela Freitas nascida a 21/11/1966, Presidente da Câmara de Tomar

A principal decisão que Anabela Gaspar de Freitas tomou nos últimos trinta anos foi a de ser mãe. A actual presidente da Câmara Municipal de Tomar confessa que, embora tenha sido um processo complicado do ponto de vista clínico, foi o momento mais gratificante que viveu até hoje.

O que não aconteceu na região nos últimos trinta anos e deveria ter acontecido?

Penso que a região se deveria ter autonomizado mais de Lisboa. Deixar de ser considerada “uma quinta” de Lisboa. Penso que hoje em dia esse sentimento ainda persiste em alguns “sectores”.

Portugal aderiu à CEE (actual União Europeia) há pouco mais de trinta anos (1 de Janeiro de 1986). Como acha que seria actualmente o país se essa adesão não tivesse acontecido?

O nível de desenvolvimento que o país sofreu pelo facto de ter aderido à então CEE foi imenso, apesar de entender que alguns dos fundos comunitários deveriam ter sido melhor aproveitados. No entanto se não tivéssemos aderido, em muitas matérias, para não dizer em todas as áreas da nossa vida, estaríamos num estádio de desenvolvimento muito inferior.

Onde residia há trinta anos? Como era a terra há trinta anos? O que é que gostava que voltasse a ser como era?

Há trinta anos residia em Tomar e trabalhava em Torres Novas. Tomar era um concelho fechado sobre si próprio. Penso que nunca devemos voltar ao passado, devemos sim, honrá-lo e aliar aquilo que é o nosso passado com o futuro

Se voltasse a ter trinta anos e soubesse o que sabe hoje o que faria diferente em termos pessoais e/ou profissionais?

Penso que não faria nada diferente, quer em termos pessoais quer em termos profissionais. Se algum erro foi cometido ajudou-me para o futuro.

Viveu bem a sua juventude?

Acho que aproveitei muito bem a minha juventude enquanto durou porque há 32 anos foi quando a minha mãe faleceu o que obrigou a uma mudança na minha vida, deixando de ser tão despreocupada, estado próprio da juventude.

A ponte Salgueiro Maia foi inaugurada em Junho de 2000, a A23 foi concluída em 2003, a extinção das lixeiras a céu aberto foi há menos de vinte anos, os novos hospitais de Tomar e Torres Novas foram inaugurados no início do século. Lembra-se em particular de algum destes acontecimentos e do que pensou na altura?

Lembro-me essencialmente da inauguração da ponte Salgueiro Maia e da conclusão da A23. Na altura trabalhava em Salvaterra de Magos o que me facilitou as deslocações

Há quantos anos conhece O MIRANTE? Que relação tem com o jornal e que alterações lhe faria para gostar mais dele?

Conheço O MIRANTE há perto de 30 anos. O meu pai era assinante, eu lia o jornal quando ia a sua casa. Penso que O MIRANTE relata com isenção aquilo que é a vida do nosso distrito, no entanto, gostava de ver mais notícias sobre o Médio Tejo.

A região já se devia ter autonomizado completamente de Lisboa há muito tempo

Mais Notícias

    A carregar...