uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Os trinta anos do Agrupamento de Escolas Artur Gonçalves

Os trinta anos do Agrupamento de Escolas Artur Gonçalves

No actual ano lectivo abriu o curso de Línguas e Humanidades

O Agrupamento de Escolas Artur Gonçalves em Torres Novas completa em 2017 trinta anos de existência. Durante este período passou por várias transformações que alteraram a sua estrutura e sempre soube adaptar-se às mudanças políticas e transformações internas.
Hoje o agrupamento é composto pela Escola Básica e Secundária Artur Gonçalves - sede de Agrupamento, pela Escola EB2/3 Dr. António Chora Barroso, pelos Centros Escolares de Riachos e Meia Via, pela escola EB1/JI de Santa Maria, pela escola EB1 de Liteiros e pela escola JI de Parceiros de Igreja.
O lema “Crescer em Conjunto” funciona como princípio orientador da organização e gestão do Agrupamento, um espaço comum de crescimento e desenvolvimento, onde a articulação entre ciclos de ensino é fundamental para a construção de uma escola de qualidade.
O Agrupamento de Escolas Artur Gonçalves criou um lugar de aprendizagem onde são facultados os meios para construir o conhecimento, interiorizar as atitudes e valores universais e adquirir competências, formando cidadãos críticos, conscientes, participativos, capazes de interagir e intervir na realidade e responder às necessidades emergentes da sociedade.
Os resultados escolares confirmam o Agrupamento Artur Gonçalves como uma escola de referência na região. Em 2016/2017 foi introduzido o Plano Nacional e Promoção de Sucesso Escolar com o objectivo de superar eventuais dificuldades de aprendizagem e, em 2017/18, o agrupamento inseriu-se na vanguarda das reformas curriculares, participando no projecto de autonomia e flexibilização curricular. Neste âmbito, as escolas podem gerir até 25% da carga lectiva semanal inscrita nas matrizes curriculares-base por ano de escolaridade.
Para os responsáveis pelo agrupamento, o sucesso alcançado nos últimos trinta anos só foi possível com a dedicação e profissionalismo do pessoal docente e não docente, com o trabalho dos alunos e com o acompanhamento atento das associações de pais e restantes encarregados de educação.
A oferta educativa no Agrupamento de Escolas Artur Gonçalves procura ir ao encontro das necessidades dos seus alunos. Assim, no ano lectivo 2017/18 foi possível abrir o curso de Línguas e Humanidades satisfazendo um grande designo de toda a comunidade educativa.

Os trinta anos do Agrupamento de Escolas Artur Gonçalves

Mais Notícias

    A carregar...