uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Isenção de taxas para vítimas da legionella

É certo que a proposta ainda não foi discutida nem tão pouco aprovada, mas não consigo perceber esta caridadezinha proposta pelo Bloco de Esquerda na Câmara de Vila Franca de Xira.
Embora na génese concorde com as ideias centrais da proposta adiantada pelos jornais – a de ajudar as vítimas – já não consigo conceber de que forma é que 20 ou 30 euros de pagamento das taxas moderadoras nos hospitais poderia ajudar. As pessoas precisam, sim, de justiça rápida que funcione e que condene as pessoas responsáveis e que permita indemnizar quem ficou lesado. Precisam de médicos e serviços clínicos em quantidade e qualidade para os assistirem bem sempre que precisam.
Ajudar é uma coisa, caridadezinha é outra e as vítimas não acredito que se queiram rebaixar a esse nível de caridade. Em vez disso porque não propõem outras medidas mais concretas que efectivamente tenham impacto nas vidas de quem sofreu – e ainda sofre - na pele os efeitos do surto, como por exemplo subsídios adicionais pela morte de um familiar ou prioridade na obtenção de oportunidades de emprego? Isso sim, faz a diferença. O resto é show-off político de que todos os partidos, infelizmente, acabarão por retirar dividendos…
Afonso Nunes

Mais Notícias

    A carregar...