uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Muita animação no Reino do Natal em Santarém

Muita animação no Reino do Natal em Santarém

Centro histórico da cidade vai receber múltiplas actividades durante a quadra festiva. Programa começa a 1 de Dezembro e entra pelo novo ano.

Iluminações de Natal, animação de rua, concertos, mercadinhos, street food, desfile de Pais Natal motards, uma exposição com o maior presépio tradicional do Ribatejo, uma corrida solidária, animação infantil, pinturas faciais e jogos tradicionais. Estas são várias das actividades programadas para a primeira edição do Reino do Natal em Santarém que se vai estender de 1 de Dezembro a 6 de Janeiro de 2018 no centro histórico da cidade. “Queremos que Santarém esteja na moda no Natal e na passagem de ano”, admitiu a vereadora Inês Barroso durante a apresentação do programa de animação para a quadra natalícia e passagem de ano.
O Reino do Natal começa na sexta-feira, 1 de Dezembro, pelas 18h00, com a ligação das iluminações decorativas, no Largo do Seminário, e início do concurso de montras dos lojistas. Segue-se, pelas 18h30, na Igreja de Marvila, um concerto de órgão, flauta transversal e oboé pelo Conservatório de Música de Santarém. Na quinta-feira, dia 7, haverá “Xmas in.Downtown”, em que as lojas do centro histórico aderentes têm as portas abertas até às 23h00. No domingo, dia 10, pelas 16h30, a Sé Catedral receberá um concerto de Natal do Conservatório de Música de Santarém.

Chegada do Pai Natal e maior presépio ribatejano
O Pai Natal chega ao Largo do Seminário no dia 14, pelas 10h00, sendo recebido por alunos de escolas de todo o concelho. Entretanto, à mesma hora, o maior presépio de garagem do Ribatejo, com cerca de 400 peças do artesão Eurico Ribeiro, da Póvoa de Santarém, vai estar em exibição no Palácio Landal. Pelas 11h00 é inaugurado o “Xmas Street Food” no Largo Padre Chiquito. Nesse dia, há ainda animação de rua e as lojas do centro histórico aderentes ao “Xmas in Downtown” estão abertas até às 23h00.
Na sexta-feira, dia 15, há um concerto de Natal, na Sé Catedral, pelas 19h00, pelo Conservatório de Música de Santarém juntamente com os alunos que frequentam o ensino articulado de música. Pelas 21h00, no mesmo local, há outro concerto pela Banda Filarmónica da Gançaria.
No dia 16, a partir das 10h00, no Largo do Seminário, há actividades para os mais novos como pinturas faciais, animação infantil e jogos tradicionais. Pelas 17h00, a Sé Catedral acolhe mais um concerto de Natal do Conservatório de Música de Santarém, com a participação do Grupo Coral de Tancos. Às 21h00, no Largo do Seminário, Luís do Vale e Alexandre Caipira abrilhantam a noite com músicas alusivas à quadra.

Motards e corredores vestidos a rigor
No domingo, 17, há um desfile de Pais Natal motards pelas ruas do centro histórico, a partir das 10h00, no Jardim da Liberdade, e, pelas 15h00, no Largo do Seminário, o Aqui Há Gato dramatiza a peça teatral “Será Verdade Pai Natal”. Na quarta-feira, dia 20, os Scalabis Night Runners organizam uma Corrida de Natal Solidária. A partida será pelas 21h00 em frente à sede da associação, no Campo Infante da Câmara. A corrida visa a recolha de bens para distribuir pelos mais carenciados.
Na quinta-feira, 21, o júri visita as Montras a Concurso no centro histórico e, pelas 19h00, há “Xmas in.Downtown” com animação de rua. Na sexta-feira, dia 22, pelas 21h00, é a vez da Igreja da Piedade acolher mais um concerto de Natal proporcionado pelo Coro do Círculo Cultural Scalabitano.
No sábado, dia 23, há actividades para os mais novos ao longo do dia e, pelas 21h00, a Sé Catedral recebe um concerto com a Banda Filarmónica do Xartinho. Na sexta-feira, dia 29, há concerto, pelas 21h00, com a Banda Filarmónica de Alcanede, na Sé Catedral e como é dia de “Black Friday”, as lojas contarão com vários descontos. No sábado, dia 30, a Tuna da Universidade da Terceira Idade de Santarém actua na Igreja da Piedade.
O programa natalício termina com um concerto solidário de Ano Novo, no sábado, 13 de Janeiro, pelas 21h00, no grande auditório do Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), com a Orquestra “Sons Solidários”, cujos lucros revertem para as IPSS do concelho.

Muita animação no Reino do Natal em Santarém

Mais Notícias

    A carregar...