uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
José Massuça contou em Santarém de que é feito um super atleta

José Massuça contou em Santarém de que é feito um super atleta

Triatleta estudou na cidade ribatejana e regressou à escola onde tirou o bacharelato

O triatleta José Massuça regressou à Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém (ESGTS), onde estudou, para partilhar algumas recordações de Santarém, falar do seu percurso de vida e sublinhar que a determinação e a resiliência são fundamentais para se alcançar os objectivos. E fala quem sabe, pois Massuça foi o primeiro português a ultrapassar o desafio Epic5, uma prova de elite que consiste em cinco triatlos Ironman – em cinco dias consecutivos, noutras tantas ilhas - cada um com 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42km a correr. No total foram 19 km a nadar, 900 km a pedalar e cerca de 210 km a correr.
José Massuça, 46 anos, passou pela ESGTS, no início dos anos 90, onde fez o seu curso de bacharelato em Informática de Gestão. Perante uma plateia com cerca de 80 estudantes e docentes, descreveu episódios do seu percurso e revelou que a sua relação com a actividade desportiva foi sendo pouco constante ao longo da vida, por não ter aptidão para nenhum desporto em particular. Cumpriu a sua primeira maratona aos 42 anos e depois foi o que se tem visto, até superar o Epic5 em Setembro último.
O atleta referiu nessa conversa que gostaria que o seu exemplo pudesse inspirar pessoas comuns a superarem-se diariamente no plano pessoal, desportivo e profissional. E deixou a receita à plateia: “Perante objectivos firmemente assumidos, todos somos mais fortes do que começamos por considerar e podemos alcançar patamares de superação perante a coesão das equipas de trabalho e a certeza de que confiam em nós”.

José Massuça contou em Santarém de que é feito um super atleta

Mais Notícias

    A carregar...