uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
30 anos do jornal o Mirante
Diocese de Santarém recebeu o novo bispo D. José Traquina

Diocese de Santarém recebeu o novo bispo D. José Traquina

Tomada de posse decorreu no sábado, 25 de Novembro, na Sé Catedral

Edição de 29.11.2017 | Sociedade

José Augusto Traquina Maria tomou posse na manhã de sábado, 25 de Novembro, como novo bispo de Santarém, na Sé da Catedral de Santarém. O prelado foi nomeado como bispo de Santarém a 7 de Outubro, pelo Papa Francisco, para suceder a D. Manuel Palino, que abandonou o cargo devido à idade.
A celebração solene que marcou a chegada de D. José Traquina à Diocese de Santarém decorreu no domingo, 26 de Novembro, na Igreja de Santa Clara, numa cerimónia em que estiveram presentes diversos autarcas e representantes de outras entidades civis e religiosas,
Na cerimónia de tomada de posse, D. José Traquina disse contar com a colaboração dos presbíteros, diáconos, religiosos e leigos que exercem missões de responsabilidade na Diocese. “E todos podem contar com a minha proximidade e solicitude pastoral procurando, como ensinou São João Paulo II acerca do Bispo, proceder como um pai, um irmão e um amigo”, afirmou.
D. José Traquina tem 63 anos e nasceu em Évora de Alcobaça, distrito de Leiria. Ordenado padre em 1985 e nomeado bispo auxiliar de Lisboa em 2014, apenas em Junho deste ano é que foi ordenado bispo. O novo bispo de Santarém é mestre em Teologia Pastoral pela Universidade Católica Portuguesa, esteve vários anos ligado à preparação dos candidatos ao sacerdócio e integrou equipa formadora do Seminário de Almada e do Pré-Seminário de Lisboa.

Diocese de Santarém recebeu o novo bispo D. José Traquina

Comentários

Mais Notícias

    A carregar...