uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Falcoaria Real de Salvaterra de Magos inaugura Centro de Documentação

Cerimónia marcada para dia 1 de Dezembro, data em que se assinala o primeiro aniversário do reconhecimento pela UNESCO da prática da Falcoaria em Portugal como Património Cultural Imaterial da Humanidade.

O município de Salvaterra de Magos vai inaugurar o Centro de Documentação “Joaquim da Silva Correia e Natália Correia Guedes” no edifício da Falcoaria Real. A cerimónia está marcada para sexta-feira, 1 de Dezembro, pelas 15h00.
Nessa data assinala-se o primeiro aniversário do reconhecimento pela UNESCO da prática da Falcoaria em Portugal como Património Cultural Imaterial da Humanidade, numa candidatura liderada pela Câmara de Salvaterra de Magos e apresentada em conjunto com a Universidade de Évora e a Associação Portuguesa de Falcoaria.
Natália Correia Guedes, doutorada em Museologia, desempenhou vários cargos públicos, designadamente o de subsecretária de Estado da Cultura entre 1990 e 1991, quando se realizou a compra do edifício da Falcoaria Real por parte da Câmara de Salvaterra de Magos ao Conde Monte Real. Fundadora e presidente da Associação Portuguesa de Falcoaria, é descendente dos falcoeiros holandeses que se fixaram em Salvaterra de Magos no século XVIII, ao serviço da coroa portuguesa.
Joaquim da Silva Correia, pai de Natália Correia Guedes, dedicou muito do seu tempo à pesquisa sobre a história de Salvaterra de Magos e, sobretudo, ao estudo da falcoaria, do edifício da Falcoaria Real e à descendência da sua esposa dos falcoeiros holandeses de Walkenswaard.
O estudo e pesquisa de Joaquim da Silva Correia e Natália Correia Guedes deram origem à publicação de um livro em 1989, “O Paço Real de Salvaterra de Magos”, sendo até então uma das obras mais completas sobre a história desta vila. A doação de Natália Correia Guedes de algum espólio documental foi o primeiro acervo recebido que impulsionou bastante a constituição deste Centro de Documentação da Falcoaria Real.

Mais Notícias

    A carregar...