uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Joaquim Botas Castanho distinguido no aniversário do Círculo Cultural Scalabitano

Joaquim Botas Castanho distinguido no aniversário do Círculo Cultural Scalabitano

Homenageado recordou a sua ligação à eclética associação que completou recentemente 63 anos.

Numa época em que as pessoas não falavam nem nas ruas nem nos empregos sobre determinados temas, Joaquim Botas Castanho participou nos debates que decorreram em 1967 e 1969 no Teatro Taborda, em Santarém, e que eram vigiados pelos agentes da PIDE por terem como oradores importantes nomes da oposição democrática. Estava na direcção quando o Círculo Cultural Scalabitano (CCS) celebrou as bodas de prata e quando o espectáculo “Ode do Ribatejo” percorreu os vários palcos da região e do país, numa altura em que a associação lutava pela sobrevivência. Recordações não faltam ao antigo dirigente do Círculo Cultural Scalabitano que foi homenageado como o “Ilustre Amigo do CCS” no sábado, 25 de Novembro, no Teatro Taborda, em Santarém, durante o 63.º aniversário da associação.
“Lembro-me quando a Orquestra Típica Scalabitana começou a receber convites para ir ao estrangeiro e foi a Eisenberg, na Alemanha. O salão estava completamente cheio e foi uma satisfação ver os emigrantes que assistiam a apreciarem o espectáculo e a curiosidade das autoridades municipais e regionais alemãs presentes em querer conhecer a orquestra”, contou emocionado o jomenageado, que é também cônsul do Brasil em Santarém e foi vice-presidente do município.
Para Botas Castanho, mais do que ser reconhecido, o facto de ser feito por “uma associação como é o CCS é sempre algo especial”, não fosse este um local onde passaram várias gerações da sua família. “Foi aqui que os meus filhos se iniciaram no teatro e, mais tarde, a minha neta começou no ballet e no coro infantil enquanto durou”, disse.
A tarde de homenagem foi abrilhantada por momentos musicais, de teatro e de dança. Seguiu-se um jantar comemorativo no restaurante “Varanda do Parque”, onde foram ainda distinguidos Manuel Alfaiate, Maria Luísa Nunes e Octávio Mendes, pelos 25 anos como sócios, Joaquim Vale Cruz, Nuno Domingos e Vítor da Silva com a medalha de honra e Margarida Fróis, Angelina Maia e Leonor Lopes com a medalha de mérito.
Recorde-se que Joaquim Botas Castanho foi distinguido com prémio Personalidade do Ano – Vida em 2006 por
O MIRANTE. Uma iniciativa que tem como objectivo manifestar tributo público a pessoas que se evidenciaram pela nobreza do seu carácter e pela excepcionalidade das suas acções.

Joaquim Botas Castanho distinguido no aniversário do Círculo Cultural Scalabitano

Mais Notícias

    A carregar...