uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Municípios estão sensibilizados para a necessidade de poupar água

Municípios estão sensibilizados para a necessidade de poupar água

Ministro do Ambiente visitou as obras da Estação de Tratamento de Águas da EPAL, em Vale da Pedra, concelho do Cartaxo.

Independentemente do local do país é imperioso poupar água. Esta foi a mensagem deixada pelo ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, na visita às obras da Estação de Tratamento de Águas da Empresa Portuguesa de Águas Livres (EPAL) em Vale da Pedra, concelho do Cartaxo, referindo que a campanha para poupança de água está a ter já resultados práticos. A empreitada encontra-se na fase final e representa um investimento superior a 12 milhões de euros. A inauguração está prevista para Março de 2018.
Matos Fernandes admite que, após saírem os resultados da campanha nacional para poupança da água, já se conhecem algumas situações “muito concretas” de redução de consumos. “Sabemos bem que não se invertem hábitos de uma noite para uma manhã”, refere o ministro, apontando ainda o caso de municípios da região, como o Cartaxo e Vila Franca de Xira, que, mesmo sem “nenhum problema iminente de falta de água”, perceberam o “empenho nacional” e se juntaram ao esforço de redução de consumos.
“Temos dito há muito que há um conjunto de entidades gestoras de pequena dimensão que têm mesmo que se agregar para terem uma maior capacidade de resposta no dia-a-dia, para reduzir a água não facturada, as fugas de água, mas também, nestas alturas de maior aperto, a capacidade técnica para poder agir”, destacou.
João Matos Fernandes, acompanhado pelo secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, assinalou, com esta visita, os dois anos de Governo socialista, escolhendo o sector do abastecimento de água e esta que é a maior empreitada que a EPAL tem actualmente em curso, por ser “uma área em que há um trabalho muito bem feito”.
A estação de Vale da Pedra, que funciona em articulação com a que a empresa possui em Asseiceira (Tomar), ficará dotada de um “sistema robusto do ponto de vista técnico”, que dá garantias de quantidade e qualidade de serviço futuro no abastecimento a um universo de três milhões de consumidores, sublinhou.

Municípios estão sensibilizados para a necessidade de poupar água

Mais Notícias

    A carregar...