uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Limpeza da Mata do Paraíso concluída no próximo ano

Ao todo, as limpezas custam cem mil euros aos cofres da Câmara de Vila Franca de Xira

A Câmara de Vila Franca de Xira informou que os trabalhos de melhoria na Mata do Paraíso, em Vialonga, adquiridos pela autarquia em 2015, ficam concluídos em 2018. Em comunicado, o município informa que está actualmente em curso a limpeza de matos, ramos, desbastes e abertura de caminhos, “garantindo desta formas as boas condições de limpeza e prevenção de incêndios” numa área que, diz, é de “grande importância florestal” para o concelho.
Dos 19,3 hectares que tem a mata, este ano a intervenção focou-se apenas em 8,45 hectares, sendo essa a área “de maior densidade arbórea e arbustiva”, que necessitou de mais trabalhos de limpeza. Em 2016 já tinham sido intervencionados 5,48 hectares. Em 2018 a operação fica concluída com a intervenção em 5,29 hectares.
Ao todo, as limpezas custam aos cofres municipais 100 mil euros. A Mata do Paraíso é constituída, maioritariamente, por pinheiro-manso mas tem também pinheiro-do-alepo, zambujeiros e espécies arbustivas características da flora local. “Após a realização destas intervenções de maior envergadura, serão asseguradas, no futuro, intervenções de manutenção e conservação de menor dimensão, controlando o crescimento de matos rasteiros e espécies invasoras”, acrescenta o município.
A mata fica situada entre Santa Cruz, Santa Eulália, Mogos e o Morgado, sendo frequentemente utilizada pelas escolas e colectividades de Vialonga que ali desenvolvem actividades relacionadas com o ar livre.

Mais Notícias

    A carregar...