uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Os melhores alunos de Vila Franca de Xira são também bons cidadãos
O presidente da câmara de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita (ao centro) com os alunos distinguidos

Os melhores alunos de Vila Franca de Xira são também bons cidadãos

Na cerimónia de entrega dos diplomas foram distinguidos não só os alunos com melhores resultados académicos mas também os mais activos na vida da comunidade.

Ser um aluno de excelência implica ter notas exemplares e um exemplar sentido de cidadania e participação na vida da comunidade. Foram esses princípios que sete jovens do 2º e 3º ciclo de ensino dos agrupamentos de escolas do concelho de Vila Franca de Xira provaram ter para serem nomeados pelos agrupamentos como meritórios das Medalhas de Excelência que, a par com os Diplomas de Mérito, foram entregues a um total de 56 jovens na cerimónia de quinta-feira, 30 de Novembro. No Ateneu Artístico Vilafranquense, cheio de familiares, professores e colegas orgulhosos, os alunos distinguidos subiram ao palco para receberem das mãos do executivo municipal as distinções, nesta que é a terceira edição da iniciativa.
Ao ouvir os elogios que a Fundação CEBI escreveu sobre si, incluindo que “a humildade, alegria, respeito e educação com que se relaciona com todas as pessoas que com ele se cruzam fazem dele um exemplo inspirador”, João Ferreira de Freitas, 14 anos, finalista de Excelência do 8º ano e neste momento a frequentar o 9º, não escondeu o orgulho: “Fiquei muito comovido, porque ainda bem que o esforço que faço e a convivência que tenho com os meus colegas é valorizado pela escola”. João gosta, no fundo, de ajudar os outros e não deixa de lado um dia mais tarde seguir uma carreira na área da Acção Social ou Psicologia.
Também Pedro Chaparro, 15 anos, a frequentar o 10º ano de Ciências Socioeconómicas no Agrupamento de Escolas da Póvoa de Santa Iria, viu o “espírito de entreajuda e solidariedade” e a “capacidade para gerir conflitos e adversidades” elogiados pela sua escola e não escondeu o nervosismo antes de subir a palco: “Não estava à espera de ouvir tantos elogios!”, confessa, apesar de reconhecer que se dá bem com todos os colegas e professores e de ter sido inclusive delegado de turma.
Pedro quer seguir Engenharia Informática e ajudar empresas e entidades a protegerem-se dos perigos que se escondem na Internet. Nas aulas era o génio informático, ajudando os professores em alturas em que eles não conseguiam lidar bem com as tecnologias, mas também nas disciplinas mais clássicas teve boas notas. O segredo? “Acima de tudo, estar com atenção nas aulas e perceber aquilo que se está a estudar. Se não percebermos não vamos conseguir decorar nem vamos ter gosto naquilo que estamos a aprender”.

Determinação, sentido de responsabilidade e espírito solidário
É à atenção nas aulas que Leandra Salvador, 15 anos, aluna do 10º ano de Ciências e Tecnologias no Agrupamento de Escolas de Alhandra, Sobralinho e São João dos Montes também deve uma grande parte do sucesso escolar. O resto deve às intensas horas de estudo e ao não ter medo de colocar dúvidas sempre que as tem. A par com o estudo diário, o pouco tempo livre de Leandra é ocupado com actividades promovidas pela escola, incluindo ter liderado a bancada da sua escola na Assembleia Municipal Jovem.
Leandra revelou, entre outras razões para ser nomeada aluna de excelência, “uma determinação, sentido de responsabilidade e espírito solidário para com os colegas e professores” que o agrupamento de escolas considera ter levado todos mais longe e que se reflectem na sua escolha de carreira: quer ser pediatra ou cardiologista. A cerimónia onde os três jovens foram distinguidos coincidiu com as comemorações do Dia Internacional da Cidade Educativa e teve como fundo os valores da igualdade de acesso à educação, da inclusão social, da promoção de uma vida saudável e do desporto.

Os melhores alunos de Vila Franca de Xira são também bons cidadãos

Mais Notícias

    A carregar...