uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Projecto Caleidoscópio para promover o sucesso escolar em Vila Franca de Xira

Investimento total do projecto ronda um milhão e 160 mil euros

Edição de 06.12.2017 | Sociedade

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira vai concretizar, nos próximos três anos lectivos, o projecto “Caleidoscópio”, que visa a promoção do sucesso educativo e irá abranger todas as escolas do concelho, desde o pré-escolar ao ensino secundário. No dia 30 de Novembro, Dia Internacional da Cidade Educadora, o município realizou a primeira actividade integrada no “Caleidoscópio”, na Escola EB 2,3 de Vialonga, com uma Acção de Competências Pessoais e Sociais sobre a temática do Bullying e Ciberbullying.
O objectivo é promover o treino de competências dos alunos para lidar com conflitos, prevenindo a indisciplina e a violência escolar, bem como a eventual perpetuação da violência entre pares. Estão também já agendadas diversas iniciativas nos agrupamentos de escolas de todo o concelho, tais como sessões de prevenção da violência no namoro, entre outras.
Ao longo de 36 meses e em todos os estabelecimentos de ensino, terão lugar actividades regulares e sessões específicas que têm como objectivo promover a inclusão, o sucesso e a prevenção do abandono escolar precoce. No âmbito deste projecto e até Setembro de 2020, vai realizar-se um conjunto vasto de actividades gratuitas, dirigidas aos alunos, corpo docente, assistentes operacionais e famílias, a implementar por uma equipa multidisciplinar de técnicos especializados nas áreas da educação social, psicologia, animação sociocultural e terapia da fala.
O projecto “Caleidoscópio” resulta de uma candidatura aprovada no âmbito do quadro comunitário de apoio Portugal 2020. Significa um investimento total de cerca de um milhão e 160 mil euros, comparticipado a 50 por cento pelo Fundo Social Europeu. O investimento municipal directo para a criação destas actividades cifra-se em cerca de 580 mil euros.

Comentários

Mais Notícias

    A carregar...