uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Um dia fora da escola a acompanhar autarcas da Câmara de Santarém

Um dia fora da escola a acompanhar autarcas da Câmara de Santarém

Oito alunos do ensino secundário participaram na iniciativa “Hoje sou autarca”, que já vai na quarta edição, e viram como é o quotidiano de quem tem a responsabilidade de administrar o município escalabitano.

Apesar de apenas ter 17 anos, Sara Silva mais parecia uma política batida quando foi chamada a discursar durante a sessão de encerramento do II Fórum de Inovação e Empreendedorismo, que decorreu no Convento de S. Francisco, em Santarém. Ao lado do presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, que acompanhou durante esse dia, e perante uma vasta plateia de convidados, a jovem estudante da Escola Secundária Sá da Bandeira mostrou bastante à vontade e fluidez no discurso, confessando que quando se inscreveu no projecto “Hoje Sou Autarca” nunca pensou que iria ter essa visibilidade e essa responsabilidade.
Sara acompanhou o presidente da Câmara de Santarém nos diversos compromissos que este tinha em agenda, no âmbito da iniciativa “Hoje sou Autarca” que decorreu durante o dia 30 de Novembro promovida pelo município escalabitano. Durante esse dia, alunos do ensino secundário acompanharam Ricardo Gonçalves e os vereadores com pelouros - Inês Barroso, Nuno Serra, Jorge Rodrigues e Ricardo Rato - nos vários eventos que tinham agendados para aquele dia. Passaram por locais como o canil municipal, a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, a Loja do Cidadão, complexo aquático e vários serviços municipais.
Na quarta edição de “Hoje sou Autarca” participaram oito jovens estudantes das Escolas Secundárias Sá da Bandeira e Ginestal Machado, com idades entre os 15 e os 17 anos: Benedita Gonçalves; Francisco Clérigo; Bruno Cardoso; Pedro Dinis; Sara Silva; Pedro Bastos; António Dias; e Duarte Leite. Sara Silva foi quem manifestou mais interesse pela política. “Quero seguir Economia quando for para a faculdade mas a política sempre foi algo que me interessou”, diz.
Os restantes participantes, apesar de também se terem mostrado curiosos e interessados em perceber como era vida de um autarca, não estão para já a considerar uma carreira nessa área, como é o caso de Pedro Bastos de 17 anos, que garante que a politica não é para si. “É uma actividade muito cansativa porque estão sempre a tomar decisões em qualquer local”, diz.
Benedita Gonçalves é a mais jovem do grupo, com apenas 15 anos, e decidiu participar nessa actividade na esperança que esta ajudasse a decidir o que poderia fazer no seu futuro. “Neste momento não tenho interesse pela politica, mas posso vir a ter”, afirma Benedita, que apesar de ter gostado muito de participar na iniciativa diz que não foi o suficiente para que ficasse com vontade de um dia candidatar-se a ser autarca.

Um dia fora da escola a acompanhar autarcas da Câmara de Santarém

Mais Notícias

    A carregar...