uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Associação quer criar roteiro de tertúlias tauromáquicas em Vila Franca de Xira
MOTIVAÇÃO. Nelson Lima e a sua equipa estão a preparar vários projectos para apresentar ao município. 

Associação quer criar roteiro de tertúlias tauromáquicas em Vila Franca de Xira

Projecto vai ser dinamizado em articulação com o município

A Associação das Tertúlias Tauromáquicas do Concelho de Vila Franca de Xira está a preparar-se para entregar à câmara municipal, na primeira quinzena do próximo ano, uma lista que dará origem ao futuro roteiro das tertúlias. A informação é avançada a O MIRANTE pelo presidente da associação, Nelson Lima.
A criação de um roteiro das tertúlias do concelho foi uma das decisões que emanou do recente congresso das tertúlias, realizado naquela cidade. “Da reunião que já tivemos com o presidente da câmara ficámos de entregar na primeira quinzena do próximo ano uma lista que vai dar origem ao roteiro das tertúlias. Há o compromisso da associação que até essa data o presidente terá um inquérito feito por nós com as tertúlias que se disponibilizam para ser visitadas, para a câmara poder fazer um roteiro. Será com a identificação de todas as tertúlias que nos responderam, quer façam parte da associação ou não. A grande maioria delas já foi sondada”, explica Nelson Lima.
A associação elogia Alberto Mesquita, presidente do município que tem sabido receber “extraordinariamente bem” a associação. Actualmente a associação das tertúlias tauromáquicas do concelho tem três projectos que planeia apresentar ao município. Uma das ideias passa pela realização da semana da cultura tauromáquica em moldes diferentes dos actuais, acrescentando aos colóquios já existentes, por exemplo, demonstrações de arte ou visitas às tertúlias.
“Também gostávamos que se fizesse um fim-de-semana das tertúlias, em vez do projecto tertúlias na rua que se realiza no jardim municipal. Queremos fazer como se faz em Sevilha, com um sítio onde, por exemplo, se possa confeccionar produtos. A ideia mais importante passa por criar motivação a nível das crianças e adolescentes na cultura tauromáquica de Vila Franca de Xira. Levar as crianças mais pequenas a visitar a casa museu Mário Coelho, a praça de toiros, a casa dos forcados e as tertúlias. Fomentar neles o gosto pela tauromaquia. E para os alunos do segundo ciclo permitir a visita a ganadarias, mostrar como se cuida dos cavalos e dos toiros, mostrar as nossas tradições”, acrescenta Nelson Lima. O dirigente admite que é “uma tarefa difícil” mas que os dirigentes estão “motivadíssimos” para os levar por diante.

Associação quer criar roteiro de tertúlias tauromáquicas em Vila Franca de Xira

Mais Notícias

    A carregar...