uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Apresentado projecto de requalificação do centro histórico do Cartaxo

Rua de São Sebastião e Largo do Pelourinho vão ser alvo de intervenção

O projecto de requalificação da Rua de São Sebastião e do Largo do Pelourinho foi apresentado em reunião de câmara do Cartaxo, que decorreu em Pontével. A intervenção insere-se no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) e é a segunda fase da reabilitação do centro histórico do Cartaxo, depois da Rua Mouzinho de Albuquerque também ter sido alvo de obras. O vereador com o pelouro do Urbanismo, Pedro Nobre (PS), explicou que o projecto abrange também a Rua Serpa Pinto e a Rua José Ribeiro da Costa, que também vão ser alvo de intervenção a nível das infraestruturas, rede viária e passeios.
“O objectivo desta requalificação é tornar o centro da cidade mais amigo do ambiente, mais atractivo para a população, com prioridade para o trânsito pedonal, mais passeios e mais largos, construção de ciclovias e a criação de bolsas de estacionamento”, explicou o autarca.
O vereador do movimento Juntos Pela Mudança (PSD/Nós Cidadãos), Jorge Gaspar, questionou a maioria socialista que gere a autarquia se vai avançar o estudo de viabilidade de reabertura da Estrada Nacional 3, junto ao edifício dos paços do concelho, onde foi construída uma praça, inaugurada em 2011, e que desviou o trânsito. “Existe algum estudo de medição do ruído ou algum estudo de medição da poluição atmosférica? É que se existe nós não conhecemos e estão também, por essa razão, a colocar o carro à frente dos bois. Temos que saber o que estamos a votar”, criticou.
Jorge Gaspar recordou que foi apresentado “recentemente” um estudo de mobilidade e circulação na cidade e que esse documento “definia princípios e algumas orientações que depois iríamos, seguramente, discuti-las, para chegarmos a um consenso”, referiu. O autarca da oposição considera que os documentos não podem ser dissociados uma vez que o projecto de reabilitação do centro histórico do Cartaxo é “decisivo no quadro global de mobilidade e da circulação na cidade do Cartaxo, que não existe. Temos, portanto, uma peça do lego sem termos o lego completo”, lamentou.
O vice-presidente da Câmara do Cartaxo, Fernando Amorim (PS), que substituiu o presidente do município, Pedro Magalhães Ribeiro, que faltou por motivo de doença, esclareceu que o projecto apresentado, “da forma como está desenhado”, não vai condicionar nada, nem o trânsito, que vai ser mantido no sentido em que está actualmente.

Mais Notícias

    A carregar...