uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Nersant desperta empresas para necessidade de adaptação à Indústria 4.0

Sessão do projecto Get Innovation decorreu no II Fórum da Inovação e do Empreendedorismo.

A Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém realizou uma sessão sobre as oportunidades e desafios da Indústria 4.0. O objectivo foi despertar as empresas presentes para a necessidade de adaptação a este novo paradigma da economia.
A Indústria 4.0 já não é um conceito futurista, é hoje uma realidade que começa a ter efeitos nos indicadores operacionais das empresas. Sendo claro o papel fundamental da actividade industrial, é necessário que os empresários (e outros agentes) compreendam as tendências futuras e fundamentos da nova abordagem ao desenvolvimento industrial, onde as novas tecnologias apresentam soluções inovadoras, capazes de potenciar transformações significativas.
Neste sentido, a aposta no desenvolvimento de novos modelos industriais, assentes numa maior flexibilidade dos sistemas produtivos, por via da inovação, é uma estratégia acertada no sentido de promover a criação de valor e incrementar a produtividade das empresas.
A Nersant, em parceria com o Instituto Politécnico de Santarém (IPS), decidiu trazer o tema para o II Fórum da Inovação e do Empreendedorismo, tendo começado por apresentar o projecto Get Innovation, que está a dinamizar com a parceria do IPS e que visa preparar o tecido empresarial para a Indústria 4.0, através da realização de estudos de diagnóstico ao “estado da arte” dos principais conceitos, de identificação de novas profissões, benchmarking e capacitação de empresários.
O projeto Get Innovation assume particular importância, quer pela pertinência do tema, quer pela oportunidade em que surge, na medida em que pretende abrir caminho para a sensibilização e qualificação necessárias ao desenvolvimento e implementação destas soluções inovadoras nas PME.
Álvaro Beleza, consultor especialista na área, apresentou os desafios e oportunidades da Indústria 4.0 no tecido industrial da região, bem como com o testemunho de dois casos de sucesso empresarial - a Fravizel e a Porto Alto Rações - na implementação de práticas ligadas à Indústria 4.0.
A sessão terminou com a apresentação dos mecanismos e instrumentos de apoio para a Indústria 4.0, a cargo de João Miranda, responsável do Departamento de Análise de Investimento para a Competitividade do IAPMEI.
No seminário estiveram ainda presentes Filipe Borgas, presidente do Núcleo Nersant de Santarém, e Maria Fernanda Ribeiro, do Instituto Politécnico de Santarém, representantes das entidades copromotoras do projecto Get Innovation, ao abrigo do qual se realizou a sessão.

Mais Notícias

    A carregar...