uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Nersant estuda potencial de exportação de produtos da região

Moçambique, Marrocos, Colômbia, Gana, Canadá, Turquia, México, Chile, Polónia e Austrália. São estes os mercados-alvo de um conjunto de estudos que a Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém está a ultimar e que tem como objectivo identificar, em cada um desses países, os produtos do Ribatejo com maior potencial de exportação. Para tal, a Nersant aplica, em cada um dos estudos, uma metodologia de análise de competitividade das exportações do concelho de Santarém face aos países de destino, com base no cálculo do Índice da Vantagem Comparativa Revelada (IVCR) das exportações portuguesas e do Índice de Desvantagem Comparativa Revelada (IDCR) das importações daquele país, entre outros indicadores.
Um dos estudos já finalizados e disponíveis para distribuição junto das empresas é referente ao mercado australiano. Neste caso, a aplicação da metodologia permitiu selexcionar 70 produtos com potencial para aumentar as vendas no mercado australiano, distribuídos em 15 secções.
Para o mercado australiano, a secção que apresenta maior potencial de incremento das exportações é a secção IV, referente a “produtos das indústrias alimentares, bebidas, líquidos alcoólicos e vinagres, tabaco e seus sucedâneos manufaturados”, tendo sido identificados 10 produtos onde o mercado de destino representa mais de mil milhões de euros de importações e praticamente um quarto do valor total do mercado potencial. Nesta secção, destacam-se o potencial do vinho, cerveja, produtos de padaria, ketchup e vinagre.
Destaque também para as secções VI - Produtos das indústrias químicas ou das indústrias conexas, com 6 produtos, VII - Plástico e suas obras borracha e suas obras, com 3 produtos, XI – Matérias têxteis e suas obras, com 7 produtos, XVII - Material de transporte, com 3 produtos e XX – Mercadorias e produtos diversos, com 2 produtos, todas com valores na casa dos 400 milhões e que em conjunto representam 50% do valor total de mercado potencial. O estudo identifica ainda outras com potencial de exportação. Para além do estudo de mercado, os produtos ribatejanos com potencial de exportação para a Austrália, estão ainda em preparação outros estudos, referentes aos mercados de Moçambique, Marrocos, Colômbia, Gana, Canadá, Turquia, México, Chile, e Polónia. As empresas interessadas em conhecer na íntegra estes estudos, devem solicitar o mesmo à Nersant, através dos contactos datic@nersant.pt ou 249 839 500.

Mais Notícias

    A carregar...