uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Moradores nas zonas de estacionamento pago no Cartaxo vão ter condições especiais

Regulamento de estacionamento na cidade aprovado com votos contra da oposição

Assegurar a rotatividade de estacionamento em zonas de maior afluência e também nas ruas do comércio tradicional e garantir um estacionamento ordenado são os objectivos do Regulamento de Estacionamento no município do Cartaxo aprovado em sessão camarária com os votos contra dos dois vereadores da oposição, Jorge Gaspar e Nuno Nogueira (PSD/Nós Cidadãos).
O regulamento prevê estacionamento para residentes nas zonas de estacionamento de duração limitada; condições especiais para deficientes devidamente habilitados; condições especiais para cargas e descargas; e o parque subterrâneo aberto 24 horas. Também vão ser disponibilizados dísticos para identificação das viaturas de residentes a pedidos dos moradores.
O presidente da Câmara do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro (PS), explicou que a verba que vão obter com o estacionamento pago é necessária ao município para sustentar a sua actividade e aplicá-lo na requalificação da rede viária do concelho e no espaço público.
O vereador Jorge Gaspar (PSD/Nós Cidadãos) aproveitou a deixa de Pedro Ribeiro para criticar a forma como a maioria socialista está a conduzir o processo. “Do ponto de vista metodológico, a primeira peça a ser aprovada, no âmbito da autarquia, seria o desenho da mobilidade numa cidade e depois partir-se-ia para o particular, nomeadamente o estacionamento tarifado. Além disso, não encontramos neste regulamento algo que para nós parece importante, que era haver a possibilidade do comércio local poder adquirir horas de estacionamento para os seus consumidores, por exemplo”, referiu.

As ruas abrangidas
O estacionamento de superfície será limitado e tarifado na Rua Batalhoz até ao cruzamento com a Rua de Rio Maior, na Rua Luís de Camões, até ao cruzamento com a Rua Manuel Gomes da Silva, na Praça 15 de Dezembro, junto ao edifício da câmara municipal e na Rua Serpa Pinto até ao cruzamento com a Travessa da Amendoeira. A permanência nos lugares assinalados será tarifada das 8h00 às 19h00, durante todos os dias do ano, com excepção de sábados a partir das 13h00, domingos e feriados. A permanência máxima durante o período tarifado será de quatro horas.

Parque subterrâneo com subscrição de avenças
Em relação ao estacionamento no parque subterrâneo, composto por dois pisos que dispõem de 188 lugares de estacionamento, foi prevista a possibilidade de subscrição de avenças com valores pagos mensalmente, para utilização em período diurno, nocturno ou durante 24 horas. O parque estará aberto 24 horas, todos os dias do ano.

Mais Notícias

    A carregar...