uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Cerca de 300 empresas frequentam projecto de consultoria para a excelência

Desde Fevereiro que projectos Move PME e Melhor Turismo 2020 apoiam empresas

A Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém está a desenvolver o Move PME e o Melhor Turismo 2020, projectos de formação-acção que compreendem a realização de formação e a consultoria especializada nas empresas e que contam já com a participação de cerca de trezentas empresas da região do Ribatejo.
A principal vantagem destes projectos prende-se com o facto de os mesmos disponibilizarem às empresas participantes um consultor sénior que realiza um diagnóstico à empresa e define, implementa e acompanha, em conjunto com o empresário, o plano de acção estratégico definido. Paralelamente, realizam-se acções de formação em sala quer para o empresário/gestor, quer para os trabalhadores da empresa. Tudo isto com um financiamento de 90%.
O objectivo dos projectos e desta metodologia inovadora é o aumento das capacidades de gestão das empresas para encetar processos de mudança e inovação, bem como aumentar as qualificações específicas dos gestores e/ou trabalhadores em domínios relevantes para a estratégia de inovação, internacionalização e modernização das empresas.
No âmbito do Move PME, as empresas da região podem inscrever-se tendo em conta diversas áreas de intervenção, consoante as suas necessidades. São elas Organização e Gestão; Implementação de Sistemas de Gestão (Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho, Inovação, entre outros); Internacionalização; Economia digital e Tecnologias de Informação e Comunicação; Eco-Eficiência (Eficiência Energética e Utilização Racional de Recursos Naturais); e Gestão Estratégica.
O Move PME tem como objectivo apoiar as Micro, Pequenas e Médias Empresas a atingirem padrões de desempenho mais competitivos, recorrendo para o efeito a metodologias activas e diversificadas, e proporcionar acções de formação qualificante para gestores, quadros e trabalhadores, devidamente enquadradas na estratégia da empresa.
Já no âmbito do Melhor Turismo 2020, direcionado para empresas do sector turístico, o objectivo é aumentar a capacidade de gestão das empresas participantes, promovendo a sua reorganização, inovação e mudança, bem como a qualificação dos seus recursos humanos em domínios relevantes. O programa visa, em suma, através da sua intervenção nas PME do turismo, modernizar os modelos de negócio, a organização e as práticas de gestão; diversificar a oferta e contribuir para a afirmação de Portugal como destino turístico de referência; referenciar Portugal como destino reconhecido pela qualidade e excelência dos seus serviços turísticos.
Para mais informações, os interessados em participar nalgum destes programas de formação-ação, deverão contactar o Departamento de Formação e Qualificação da Nersant através dos contactos dfq@nersant.pt ou 249 839 500.

Mais Notícias

    A carregar...