uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Nersant desafia entidades a apoiarem criação de Startup em Torres Novas

Nersant desafia entidades a apoiarem criação de Startup em Torres Novas

Na sessão de encerramento do projecto Empreender +, Salomé Rafael revelou a intenção de criar um espaço para incubação de empresas nas instalações da associação empresarial.

A presidente da direcção da Nersant – Associação Empresarial da Região de Santarém defendeu na sessão de encerramento do projecto Empreender +, a necessidade de completar o ecossistema empreendedor dinamizado pela associação empresarial em todo o território, com a criação de uma nova incubadora de empresas em Torres Novas, no seu pavilhão de exposições, denominada por Startup Ribatejo. A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro foram desafiadas a apoiar a iniciativa.
Na sessão, Maria Salomé Rafael fez uma resenha do trabalho da Nersant na área do empreendedorismo, referindo que essa preocupação não é de agora, tendo já “largos anos”. A dirigente afirmou que o apoio técnico da associação empresarial nesta área é de especial relevância para o sucesso das startups que se criam com o apoio de projectos como estes. “A Nersant, para além de apoiar os empreendedores no processo de criação da empresa, faz ainda um acompanhamento do recém-negócio durante os primeiros dois anos de actividade”, ressalvou a presidente da Nersant.
“A Nersant tem neste momento a Startup Santarém completamente cheia e vai avançar em breve para a criação de uma nova em Alcanede e outra ainda em Coruche. Para além disso, estamos também a trabalhar com Rio Maior e noutros locais devidamente protocolados, como é o caso de Mação, por exemplo”, disse Salomé Rafael. Mas, acrescentou, “queremos chegar ainda mais longe. Para fecharmos o nosso projecto de empreendedorismo em toda a região, precisamos criar em Torres Novas uma infraestrutura onde possamos levar a cabo este trabalho. Temos ao dispor o nosso pavilhão de exposições, que necessita de obras, e esperamos poder contar com o apoio da CIMT e da CCDRC para o efeito”, concluiu a presidente da Nersant.
Presente na sessão, a presidente da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, Maria do Céu Albuquerque, enalteceu o empreendedorismo da Nersant. “É muito importante estimular a criação do emprego para que os jovens queiram ficar no nosso território”, disse.
Isabel Damasceno, vogal do Conselho Directivo do Centro 2020, corroborou desta opinião. “É muito difícil, em projectos imateriais, como é o caso do apoio ao empreendedorismo, demonstrar resultados. A Nersant tem cumprido de forma exemplar o seu papel, com a demonstração de resultados através de números concretos”, afirmou.

Trinta e cinco empresas criadas com o Empreender +

Para além do apoio a 202 empreendedores, que resultou na criação efectiva de 35 startups até ao final de Novembro, o projecto Empreender + compreendeu ainda a realização de 12 sessões de fomento do empreendedorismo junto do público mais jovem e qualificado, o lançamento de calls para apoiar empreendedores com ideias inovadoras para o Médio Tejo, bem como a criação de um conjunto de ferramentas digitais, como o teste de perfil, que permite aos empreendedores testar a viabilidade da sua ideia de negócio.
O projecto Empreender + é um programa dinamizado pela Nersant e cofinanciado pelo Centro 2020 que visa promover o empreendedorismo qualificado e criativo e apoiar empreendedores na criação e consolidação de novas empresas na região do Médio Tejo.

Nersant desafia entidades a apoiarem criação de Startup em Torres Novas

Mais Notícias

    A carregar...