uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Ensino secundário arranca no próximo ano lectivo na Fundação CEBI

Ensino secundário arranca no próximo ano lectivo na Fundação CEBI

Prestes a completar meio século a instituição de Alverca tem também no horizonte a criação de um novo lar para idosos.

Continuar a apoiar a comunidade nas suas diferentes valências, construir um novo lar para idosos e alargar o ensino secundário aos jovens que frequentam o Colégio José Álvaro Vidal são os principais pilares de futuro da Fundação CEBI, de Alverca do Ribatejo, concelho de Vila Franca de Xira.
A novidade foi dada pela presidente do conselho de administração, Ana Maria Lima, na tarde de sexta-feira, 15 de Dezembro, durante a cerimónia do 49º aniversário da instituição. A responsável garantiu que o ensino secundário avança já no próximo ano lectivo e as obras de adaptação do espaço estão a decorrer a bom ritmo.
“Encaramos o futuro com confiança e no próximo ano lectivo alargaremos a nossa resposta ao ensino secundário. Queremos apoiar o cidadão e as famílias desde o nascimento até ao envelhecimento. É por isso que para satisfazer as necessidades dos seniores iremos também avançar com um novo lar, para dar uma resposta mais inovadora e focada na promoção do bem-estar e no envelhecimento activo”, revelou a responsável.
A Fundação CEBI, disse, continua a vincar a sua acção no apoio a quem precisa, seja nas áreas da educação, solidariedade e emergência social. No último ano foram entregues perto de meio milhão de euros em bolsas escolares aos alunos e apoios alimentares superiores a 120 toneladas a mais de 250 famílias carenciadas. “Nada disto seria possível sem a responsabilidade, generosidade, empenho e dedicação dos nossos profissionais”, elogiou Ana Maria Lima.

Apoio a mais de três mil famílias
“O CEBI tem tido uma intervenção social no nosso concelho assente na solidariedade e inclusão. O apoio que dão a mais de três mil famílias merece todo o nosso reconhecimento. O vosso trabalho é bastante importante e considero da mais elementar justiça celebrar-se este aniversário pelo papel preponderante que têm na nossa comunidade”, elogiou Alberto Mesquita (PS), presidente da Câmara de Vila Franca de Xira.
A convidada de honra da cerimónia foi este ano Maria Emília Santos, presidente do Conselho Nacional de Educação, que também elogiou o papel da fundação no apoio à comunidade e no desenvolvimento de jovens mais preparados para o futuro. “Procuramos uma sociedade justa e coesa e o CEBI provou que isso é possível de alcançar”, elogiou.
Na sessão foi também apresentado o novo hino da fundação, criado e interpretado por jovens e colaboradores da instituição. Foram entregues diplomas aos alunos que figuraram nos quadros de excelÊncia, mérito e valor e diplomas dos exames de ballet, piano e guitarra. O final da cerimónia ficou marcado pela homenagem aos trabalhadores com mais de 20 anos de serviço no CEBI.

À margem

- A festa do 49º aniversário da Fundação CEBI, à semelhança dos anos anteriores, foi impecavelmente organizada. Apesar da complexidade da cerimónia, com dezenas de jovens a dançar, tocar e a levantarem-se para receberem os prémios, tudo foi coreografado ao milímetro e nada falhou. Cada um soube o seu lugar e o que tinha de fazer quando chamado a isso.
- Dezenas de pais e familiares dos alunos premiados e dos funcionários distinguidos começaram a juntar-se à porta do pavilhão da CEBI bem antes da hora, para guardar um bom lugar na cerimónia. Quando as portas se abriram a fila já ia longa e quase chegava ao portão da fundação.
- Honório Vieira, director-geral da Fundação CEBI, foi incansável durante a cerimónia, fosse a guiar os convidados que chegavam aos seus lugares ou a chamar os trabalhadores homenageados. No início do evento, por falta de cadeiras, deu a sua a um convidado e ficou todo o evento de pé, ao lado do palco, a ajudar no que era necessário.

Ensino secundário arranca no próximo ano lectivo na Fundação CEBI

Mais Notícias

    A carregar...