uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
30 anos do jornal o Mirante
João Manuel foi primeiro bebé a nascer no Hospital de Santarém

João Manuel foi primeiro bebé a nascer no Hospital de Santarém

Foi à 1h47 da madrugada de 1 de Janeiro que Jéssica Cardoso deu à luz. Chama-se João Manuel e foi o primeiro bebé a nascer no Hospital Distrital de Santarém em 2018. O relógio marcava 01h47 de 1 de Janeiro. Para a mãe, Jéssica Cardoso de 22 anos, natural de Alcanena, esta foi uma passagem de ano que nunca mais vai esquecer.

Edição de 03.01.2018 | Sociedade

“Já estava deitada antes da meia noite da passagem de ano, pois ele estava a mexer-se muito, depois acordei passava meia hora da meia noite, com a pressão das águas a rebentar”, conta. A jovem mãe nunca imaginou que o seu bebé escolhesse a noite de passagem de ano para nascer, pois estava grávida de 36 semanas.
O parto do pequeno João Manuel, que nasceu com dois quilos e seiscentos gramas, só estava previsto para o final de Janeiro, o que assustou a jovem mãe, que ligou imediatamente para o 112: “Estava com medo de fazer alguma coisa errada, não sabia se devia fazer força”. Jéssica foi mãe pela primeira vez, razão pela qual estava ainda mais nervosa. E como não tinha frequentado as aulas de preparação para o parto não tinha a certeza de qual seria a forma correcta de agir.
A viagem até ao Hospital de Santarém foi curta, pois Jéssica estava a celebrar o Ano Novo em casa de familiares que residem junto ao hospital. Quando Jéssica lá chegou foi informada que seria necessário realizar uma cesariana, pois o seu bebé não estava na posição certa para nascer.
“Só o vi duas horas após ele nascer” sublinha a mãe, explicando que foi necessário dar-lhe uma anestesia geral para que fosse feita a cesariana. “Quando vi o meu filho já estava todo preparadinho”, conta.
Jéssica lamenta que o pai do pequeno João não tenha estado presente durante o parto e durante o período de recobro. “Ele não é daqui e como foi perto da meia-noite numa passagem de ano as coisas tornaram-se ainda mais complicadas”, diz.
A mãe do pequeno João Manuel sublinha que o apoio de toda a família e principalmente da sua mãe foi essencial durante toda a gravidez e foi a sua mãe quem sempre a acompanhou durante e após o parto.

João Manuel foi primeiro bebé a nascer no Hospital de Santarém

Comentários

Mais Notícias

    A carregar...