uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Construir um lar de idosos é o próximo objectivo da ACAS de Vila Chã de Ourique
DEDICAÇÃO. Dirigentes querem continuar a prestar um serviço de qualidade foto O MIRANTE

Construir um lar de idosos é o próximo objectivo da ACAS de Vila Chã de Ourique

Associação criada em 1989 conta actualmente com centro de dia, apoio domiciliário, actividades de tempos livres (ATL) e creche, trabalhando para os mais novos e para os mais velhos.

A Associação Comunitária de Assistência Social (ACAS) de Vila Chã de Ourique, concelho do Cartaxo, tem como próximo grande objectivo construir um lar de idosos. Uma nova valência que se irá juntar às de centro de dia, de apoio domiciliário, de actividades de tempos livres (ATL) e de creche que já possui. “É das maiores necessidades que sentimos neste momento”, explica Conceição Nogueira, presidente da direcção da instituição, referindo que quando foi criado o projecto do novo centro de dia já tinha esse objectivo.
Foi em 1989 que um grupo de pessoas da freguesia de Vila Chã de Ourique percebeu que na comunidade não existiam as respostas necessárias para acompanhar os idosos e decidiu avançar com a criação da Associação Comunitária de Assistência Social (ACAS). O grupo começou a dar nova vida à instituição particular de solidariedade social (IPSS) em 1990 com a criação de um centro de dia e, mais tarde, com as valências de apoio domiciliário, de ATL e creche. O centro de dia abriu portas em 1990 com nove utentes.
Como havia muitos idosos que não conseguiam deslocar-se até ao centro de dia, a associação criou a valência de apoio domiciliário em 1994 com cinco utentes. “Entretanto, começámos a ter cada vez mais idosos no centro de dia e uma grande necessidade de abrir um ATL. Foi assim que decidimos construir umas novas instalações”, refere Conceição Nogueira.
A valência de ATL começou em 1999, provisoriamente, numa sala de aula na escola primária da vila com 40 crianças mas, em 2009, a ACAS de Vila Chã de Ourique passou a usufruir das suas novas instalações. “Ainda no ATL chegámos a ter cerca de 75 crianças mas depois começaram a ter oportunidade de almoçar na escola e de frequentar as Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC) depois do tempo lectivo e aí tivemos uma grande quebra”, admite a presidente da direcção da instituição.
Foi quando se decidiu repensar o projecto do ATL e fazer-se um levantamento junto da população para saber que necessidades tinha. “Ao constatarmos que havia muitos pais que não tinham onde deixar os filhos pequenos, decidimos reduzir o espaço de ATL e abrir uma creche”, explica Conceição Nogueira, referindo que o ATL passou a contar apenas com uma sala de actividades, casas-de-banho e uma sala de estudos.
Actualmente, adianta a presidente da associação, a nível do concelho, “não há instalações iguais a estas. São das melhores que o concelho tem”. Ainda assim, admite, existem situações, nomeadamente a nível do espaço exterior, que poderiam ser melhoradas mas, por falta de possibilidades económicas, vão-se arrastando. Conceição Nogueira conta que uma das grandes mais-valias que a instituição tem tido é a nível do apoio da população, pois como é uma zona rural, muitas pessoas oferecem sempre um pouco do que produzem a mais. “Costumam dar batatas, cebolas e também fruta. É o que produzem”.

Apoio às famílias necessitadas é outra das missões

A ACAS de Vila Chã de Ourique conta com 22 funcionários a tempo inteiro e 115 utentes distribuídos pelas valências de centro de dia, apoio domiciliário, ATL e creche. Quanto à cantina social, existe um acordo para apoiar cinco famílias mas a instituição está a apoiar mais. “Há pessoas com muitas necessidades e nós ajudamos”, desabafa Conceição Nogueira. Entre os serviços que a instituição oferece aos seus utentes estão actividades de socialização, preparação de medicação e consultas, cabeleireiro, pedidos de receitas e aquisição de pequenas compras e de medicamentos e fornecimento de refeições.

Construir um lar de idosos é o próximo objectivo da ACAS de Vila Chã de Ourique

Mais Notícias

    A carregar...