uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Bancada do PSD afronta Ricardo Gonçalves com propostas para o orçamento fora do prazo
Ricardo Gonçalves na sessão da assembleia municipal em que foi aprovado o orçamento foto O MIRANTE

Bancada do PSD afronta Ricardo Gonçalves com propostas para o orçamento fora do prazo

Maioria ‘laranja’ na Assembleia Municipal de Santarém está dividida. A ala liderada por José Gandarez apresentou um caderno reivindicativo visto como uma afronta ao presidente da câmara e companheiro de partido Ricardo Gonçalves.

Apesar do presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves (PSD), já ter dito e repetido publicamente que quer criar a nova zona desportiva da cidade no CNEMA (Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas), a bancada do seu partido na assembleia municipal apresentou como anexo à declaração de voto do orçamento camarário para 2018 um conjunto de propostas onde se insiste na construção de campos de futebol no Campo Infante da Câmara, no centro da cidade.
Essa ideia foi apresentada pela primeira vez em Fevereiro de 2017 pela União de Santarém e tem como um dos mentores José Gandarez, dirigente do clube, actual presidente da concelhia de Santarém do PSD, cabeça-de-lista do partido à assembleia municipal nas últimas autárquicas e principal rosto da oposição interna a Ricardo Gonçalves.
A situação é vista por alguns sectores como mais um desafio de José Gandarez e da sua ala ao presidente da Câmara de Santarém. Até pela forma como foram apresentadas essas propostas, na véspera da assembleia municipal de 28 de Dezembro de 2017, onde iria ser discutido e votado o orçamento municipal para 2018, depois de já ter sido aprovado pelo executivo camarário.
Aliás, a bancada do PSD na assembleia municipal, ou pelo menos a ala afecta a Gandarez, pois nem todos se revêem nessa posição, não foi peca a sugerir propostas para um orçamento que já estava fechado e aprovado na câmara. E houve mesmo alguns eleitos do PSD que ameaçaram votar contra o orçamento apresentado pelo seu partido caso o conjunto de propostas não fosse anexo à declaração de voto da bancada ‘laranja’. O que acabou por suceder mas acentuando as divisões internas entre as facções lideradas por Gandarez e Gonçalves e motivando a demissão do líder da bancada do PSD João Leite (ver texto em baixo).
O “conjunto de propostas que os deputados do PSD desejavam ver concretizadas em 2018” englobava ainda outros investimentos em infraestruturas desportivas. Entre eles os melhoramentos do Campo da Ribeira de Santarém e da bancada do campo da Escola Agrária de Santarém; projecto de remodelação do Campo Chã das Padeiras; construção de balneários próprios para o Rubgy Club de Santarém; remodelação do pavilhão da Escola Prática de Cavalaria; estudo e concepção de pista de atletismo.
A reconversão da praça de touros em pavilhão multiusos, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Santarém, é outra das propostas. Defende-se também uma nova concepção para o Festival Nacional de Gastronomia e a nomeação dos conselhos de administração das empresas municipais, com ou sem remuneração, tendo por princípio a não acumulação com as funções de membro do executivo municipal.

Ricardo responde à letra

Esse conjunto de propostas teve resposta no próprio dia do presidente da câmara. Ricardo Gonçalves afirma, na resposta por email ao então líder da bancada do PSD João Leite, que durante o período em que o orçamento esteve em fase de elaboração nenhuma força política apresentou propostas, bancada do PSD incluída. E houve reuniões precisamente com esse fim.
No entanto, Ricardo Gonçalves assumiu, em reunião da concelhia do PSD realizada em meados de Dezembro, que “as propostas que fossem consideradas válidas pelo executivo poderiam ser incluídas em sede de revisão ou alteração orçamental, assim como em orçamentos futuros”.

Bancada do PSD afronta Ricardo Gonçalves com propostas para o orçamento fora do prazo

Mais Notícias

    A carregar...