uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Alverca e Sobralinho vão ter unidade local de protecção civil

A União de Freguesias de Alverca do Ribatejo e Sobralinho vai ter uma Unidade Local de Protecção Civil (ULPC). A sua criação foi aprovada por unanimidade na última assembleia de freguesia, na sequência de uma moção apresentada pela bancada do Bloco de Esquerda. A ULPC vai ser presidida pelo presidente da junta de freguesia e constituída por representantes das unidades de saúde, unidades de educação, movimento associativo, instituições particulares de solidariedade social e cidadãos voluntários.
Segundo a moção agora aprovada, a unidade deve apresentar com periodicidade semestral “relatórios à assembleia de freguesia onde sejam reportadas as suas acções de levantamento, prevenção, informação e sensibilização”. A proposta de regulamento para a ULPC deverá ainda ser remetida à assembleia de freguesia para aprovação e, posteriormente, à comissão municipal de protecção civil para obter da mesma o parecer favorável requerido por lei.
“A possibilidade de ocorrência de fenómenos de catástrofe, que exijam respostas eficazes de emergência às populações e aos seus bens, é real e conhecida na União de Freguesias de Alverca do Ribatejo e Sobralinho”, refere a moção.
As Unidades Locais de Protecção Civil têm como atribuições levantar, prever e avaliar riscos inerentes a situações de catástrofe, atenuar os seus efeitos, proteger, socorrer e assistir pessoas e outros seres vivos e contribuir para a reposição da normalidade da vida dos cidadãos.

Mais Notícias

    A carregar...