uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Debate sobre Igualdade de Género na Escola Secundária do Cartaxo
Foto O MIRANTE - Ideias. Jovens colocaram à mesa questões de grande qualidade

Debate sobre Igualdade de Género na Escola Secundária do Cartaxo

Iniciativa no âmbito do Parlamento dos Jovens com o deputado António Filipe

A “Igualdade de Género” foi o tema em debate entre os alunos da Escola Secundária do Cartaxo, no âmbito do Programa Parlamento dos Jovens, uma iniciativa da Assembleia da República. A iniciativa decorreu na Segunda-feira, 15 de Janeiro, na sala de alunos, com a presença do deputado eleito pelo círculo de Santarém, António Filipe. O Parlamento dos Jovens é um programa da responsabilidade da Assembleia da República.
Na primeira fase do debate os jovens constituíram listas e apresentaram propostas a que se seguiu um debate perante a comunidade escolar. António Filipe, que coordenou o debate, considerou que as propostas estavam bem fundamentadas e destacou algumas intervenções de muita qualidade.
As principais ideias apresentadas assentaram numa maior fiscalização no sentido de diminuir a desigualdade salarial relativamente às mesmas funções e formações; maior protecção às mulheres grávidas no mercado de trabalho; igualdade de oportunidades no acesso a cargos de topo e maior relevância para a educação para a cidadania ao nível dos currículos escolares, pondo, também, em evidência o papel das mulheres na sociedade, nomeadamente através do estudo das obras de autoras portuguesas de referência.
Após o almoço convívio, confeccionado e servido pelos alunos dos cursos profissionalizantes de Serviço de Mesa e Restauração, decorreu a apresentação das propostas dos jovens do ensino básico.
O Parlamento dos Jovens insere-se no quadro da formação cívica, promovendo o debate democrático, permitindo aos alunos experienciarem a vivência de serem deputados e de participarem em processos eleitorais. Foi iniciativa do Diretor do Agrupamento Jorge Tavares e dinamizado no Agrupamento Marcelino Mesquita do Cartaxo por uma equipa de professores do Clube Europeu, Projeto Elos e das áreas disciplinares de Economia, Geografia e História.
Na próxima fase, após o decurso do processo eleitoral, os jovens deputados da Escola do Cartaxo irão ver valorizada a sua experiência através da participação numa Sessão Distrital.

Debate sobre Igualdade de Género na Escola Secundária do Cartaxo

Mais Notícias

    A carregar...