uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Material de transporte, bebidas e construções metálicas são oportunidade de negócio no Canadá

No âmbito dos estudos que a Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém está a efectuar sobre diversos mercados externos, a associação empresarial concluiu que para o Canadá os produtos com maior potencial de exportação dizem respeito ao sector dos materiais de transporte.
De acordo com o documento, que vai agora ser difundido pelas empresas da região, a secção que apresenta maior potencial de incremento das exportações é a XVII, que diz respeito a “Material de Transporte”, sendo que a região não apresenta qualquer exportação deste tipo de produtos para este país.
Destaque também para as secções IV, referente a produtos das indústrias alimentares bebidas, líquidos alcoólicos e vinagres tabaco e seus sucedâneos manufacturados, onde foram identificados nove produtos que representam um mercado potencial de 2,7 mil milhões de euros. Destes destacam-se o vinho com um mercado potencial de 1,3 mil milhões de euros, cervejas com 476 milhões de euros e as outras bebidas com 408 milhões de euros. De realçar o facto de haver já um volume considerável de exportações de vinho para o Canadá provenientes da região de Santarém.
Outro dos sectores em destaque é “Metais comuns e suas obras”, cujos sete produtos seleccionados representam uma oportunidade de mercado de 1,1 mil milhões de euros, com destaque para as construções e suas partes com um mercado potencial de 614 milhões de euros. Também o sector “Plástico e suas obras” e “borracha e suas obras” têm direito a referência, com oito produtos identificados e um mercado potencial de quase mil milhões de euros, com destaque para os sacos de polímeros de etileno com 365 milhões de euros de mercado potencial e os serviços de mesa com 320 milhões.
De referir que o estudo sobre os produtos ribatejanos com potencial de exportação para o Canadá é apenas um dos documentos de apoio para este país que a Nersant tem ao dispor das empresas da região, uma vez que está também disponível documentação complementar sobre o país, relações económicas com Portugal, comércio externo e carácter fiscal, bem como informações importantes sobre o processo de exportação.
De notar que o acordo CETA (Acordo Económico e Comercial Global), que oferece novas oportunidades para que as empresas da União Europeia de todas as dimensões exportem para o Canadá, está já aplicado provisoriamente desde 21 de Setembro de 2017, devendo entrar em vigor de forma definitiva e completa quando todos os Estados-Membros da UE o tiverem ratificado.
As empresas interessadas em conhecer na íntegra estes estudos, devem solicitar os mesmos à Nersant, através dos contactos datic@nersant.pt ou 249 839 500.

Mais Notícias

    A carregar...