uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Cartoonista Vasco Gargalo vence prémio europeu
Foto O MIRANTE SUCESSO. Trabalho de Vasco Gargalo foi considerado o melhor da Europa no último ano

Cartoonista Vasco Gargalo vence prémio europeu

Distinção foi atribuída pela Cartoon Home Network International. Artista de Vila Franca de Xira tem-se afirmado na luta a favor da liberdade de expressão e da paz. CartoonXira deste ano vai ser realizado na Fábrica das Palavras.

O cartoonista de Vila Franca de Xira Vasco Gargalo, 41 anos, foi eleito o melhor cartoonista europeu de 2017 pela Cartoon Home Network International. A distinção deste canal de informação dedicado à arte, fotografia, cartoon e caricatura premiou ainda o trabalho de outros sete cartoonistas de várias nacionalidades.
A distinção de Vasco Gargalo mereceu um voto de louvor apresentado pela vereadora Manuela Ralha (PS) na última reunião pública da Câmara de Vila Franca de Xira, onde o município notou “o justo reconhecimento do valor artístico” do criativo vilafranquense, que já foi jornalista e ilustrador de imprensa em regime de freelance.
Algumas das suas melhores ilustrações podem ser vistas em jornais e revistas como a Sábado, Expresso, Courrier International, Le Monde Diplomatique (edição portuguesa), Jornal I e também na Revista Groene Amsterdammer e Spotsatire Magazine.
Vasco Gargalo tem-se dedicado, também, à ilustração de livros infantis desde 2008, com trabalhos seus a integrarem diversas publicações ilustrando textos de autores como Manuel António Couto Viana, José Luís Peixoto e Luísa Ducla Soares. Ilustrações essas que estiveram em exposição na Fábrica das Palavras até dia 14 de Janeiro.
Em 2015 O MIRANTE entrevistou Vasco Gargalo na sua casa de Vila Franca de Xira, onde trabalha e reside. “Se o meu cartoon for contra os ideais de um jornal, tenho a certeza que jamais o publicarão e tenho, por isso, que me impor limites”, dizia o cartoonista que fez da luta pela liberdade de expressão a sua bandeira e missão.
Defende que um cartoon deve chocar, ser sarcástico e ter alguma intervenção para poder chamar a atenção, mas admitia que só o conseguia, na verdadeira essência da palavra, quando o desenha para si mesmo. “O trabalho de um cartoonista nunca deve ser limitado e devemos desenhar de acordo com a nossa consciência e da forma como vemos o mundo”, opinou.

CartoonXira muda de sítio
A apresentação do voto de louvor a Vasco Gargalo pela vereadora Manuela Ralha serviu também para dar conhecimento de que a próxima edição do CartoonXira, ainda sem data marcada, deverá ter lugar na biblioteca da cidade, a Fábrica das Palavras. A mudança de sítio da exposição é explicada pelo facto do Celeiro da Patriarcal, o local por excelência para exposições em Vila Franca de Xira, entrar em obras de requalificação e melhoramento este ano.

Cartoonista Vasco Gargalo vence prémio europeu

Mais Notícias

    A carregar...