uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Este ano há Carnaval para todos os gostos no concelho de Benavente
Foto O MIRANTE

Este ano há Carnaval para todos os gostos no concelho de Benavente

Samora Correia e Santo Estêvão vão ter a concorrência do Carnaval de Benavente

O ano de 2018 marca o regresso dos festejos do Carnaval à vila de Benavente, com um programa que vai concorrer com o habitual e famoso Carnaval de Samora Correia e também com o de Santo Estêvão, ambos no mesmo concelho.
Este ano, uma comissão de habitantes de Benavente, liderada por José Santos, decidiu trazer de volta o Carnaval à vila. Com dois anos de existência, esta comissão celebra os Santos Populares e organiza as Marchas Populares desde 2016, avançando este ano com um programa para festejar o Carnaval com o objectivo de fazer com que as pessoas não tenham de sair da vila para se divertir. “No Carnaval parecia que a nossa vila ficava completamente deserta”, diz José Santos a O MIRANTE.
O cartaz, com cinco dias de celebração em Benavente, entre 9 e 14 de Fevereiro, faz com que algumas actividades se sobreponham ao evento de Samora Correia que já se realiza há mais tempo. Isto pode criar uma sensação de rivalidade bairrista dada a proximidade entre as duas freguesias e o grande número de habitantes de Benavente que se deslocava a Samora para assistir aos festejos do Carnaval. Contudo, as duas comissões organizadoras afastam essa ideia, apesar de confirmarem que não existiu nenhuma articulação prévia relativa aos dois eventos. “O Carnaval é a dia 13 para toda a gente e não podemos alterar isso”, atira José Santos.
A comissão de Benavente aponta ainda para o facto dos dois eventos serem bastante diferentes, uma vez que em Benavente existe uma aposta num Carnaval mais tradicional, considerado “mais trapalhão”.
A Associação Recreativa e Cultural Amigos de Samora Correia (ARCAS), responsável por aquele que é apelidado como “o maior Carnaval do Ribatejo”, também afasta a ideia de rivalidade e aponta para as diferenças de dimensão entre os dois eventos. “Carnaval é motivo de folia e comemoração. Não existe, nem existirá qualquer tipo de rivalidade entre os dois eventos”, disse Rui Alves, presidente da ARCAS.
Os dois eventos são apoiados pela Câmara Municipal de Benavente. A
O MIRANTE, o presidente do município, Carlos Coutinho, disse acreditar que os dois eventos são compatíveis e que no concelho existem foliões suficientes para celebrar o Carnaval em Benavente e Samora Correia ao mesmo tempo.

Este ano há Carnaval para todos os gostos no concelho de Benavente

Mais Notícias

    A carregar...