uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Um Solicitador vegetariano a trabalhar na terra do cavalo
João Núncio, Solicitador, com escritório na Golegã Foto O MIRANTE

Um Solicitador vegetariano a trabalhar na terra do cavalo

João Núncio é solicitador com escritório na vila da Golegã. João Núncio nasceu em Lisboa a 19 de Dezembro de 1991 mas sempre viveu na Golegã. Trabalhou algum tempo em Lisboa mas os fins-de-semana eram passados na Golegã. É solicitador com escritório aberto na vila.

Não segui a área da informática porque não gostava de matemática. Fiz o ensino básico na Golegã e o secundário em Torres Novas. O curso de solicitadoria foi a opção à informática que era outra escolha possível mas que foi travada pela matemática.

Sempre gostei muito de papéis e da área empresarial. Licenciei-me na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico de Leiria. Depois do estágio profissional da ordem trabalhei algum tempo em Lisboa. Mais tarde concretizei o sonho de abrir escritório próprio na minha terra natal, a Golegã.

Estou a equacionar a abertura de escritórios noutras localidades. É uma forma de responder às necessidades do mercado. De trabalhar com alguns nichos de mercado que estão em aberto.

Trabalho numa terra pequena mas é compensador. As pessoas são muito receptivas e há espaço para todos. A calma e rapidez no tratamento das questões profissionais nas repartições é uma mais valia.

Há ainda quem não saiba o que faz um solicitador. A solicitadoria trata a parte mais prática do Direito. Os clientes procuram os meus serviços para tratar de assuntos burocráticos, como constituição de sociedades, aumento de capital, testamentos, partilhas e outros, que requerem conhecimentos legais, e sobretudo domínio das tecnologias.

Portugal sempre foi um país burocrático. O simplex alterou um pouco o cenário mas em certos casos foi demais. Os meus dias são passados a trabalhar e a estudar. É importante estar sempre actualizado para poder responder aos clientes da melhor forma.

A honestidade e confiança são fundamentais para fidelizar clientes. Procuro tratar as questões que me são apresentadas da melhor forma. Faço-o por profissionalismo mas também por ser uma maneira de poder vir a ser recomendado a outros potenciais clientes.

A população com mais idade é a que mais recorre aos meus serviços profissionais. Procuram-me para tratar de partilhas, legalização de propriedades ou para constituir sociedades.

A família sempre me incentivou a seguir uma profissão que me fizesse feliz. E foi isso que eu fiz. A aposta está ganha. A família é o suporte para nos apoiar quando precisamos. Todos temos os nossos momentos de indecisão e nessa altura o apoio familiar é fundamental para encontrarmos o caminho certo.

Cozinhar é a minha grande paixão. Por graça participei na primeira edição do“Masterchef”, queria saber como era. Foi uma experiência fantástica. No primeiro casting cozinhei bacalhau com broa, de uma forma especial, o que me valeu uma boa classificação.

Sou vegetariano e quando tenho tempo cozinho pratos vegetarianos para a família e amigos. Não é para me gabar mas consigo fazer pratos com ingredientes que parecem carne. São deliciosos e todos apreciam.

Viajar é outra das minhas paixões. Considero-me um cidadão do mundo mas a região do Ribatejo e a Golegã em particular é a que mais me encanta. Todo este ambiente merece o meu carinho especial. É a marca da minha infância.

A vida é feita de amizades e boa disposição. Não dispenso uma saída à noite com amigos. Contamos muitas piadas porque rir ajuda a afastar as más energias. Nunca senti insegurança nas saídas que faço com os amigos, quer em Lisboa, Leiria ou outro lado qualquer.

O meu grande objectivo para este ano é dinamizar o escritório da Golegã. Depois vou avançar para novos projectos de negócio. Acredito que para conhecer bem o caminho é preciso percorrê-lo. É isso que eu faço.

Um Solicitador vegetariano a trabalhar na terra do cavalo

Mais Notícias

    A carregar...