uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Apresentada programação anual do Teatro Estúdio Ildefonso Valério em Alverca
novidade. O actor João Lagarto e Rui Dionísio, director artístico do Cegada - foto DR

Apresentada programação anual do Teatro Estúdio Ildefonso Valério em Alverca

Agenda cultural vai contar com mais de meia centena de iniciativas durante todo o ano. Rui Dionísio, director artístico do Cegada, a companhia residente, entende que são escassos os teatros em Portugal a apresentar uma programação integral para todo o ano, como faz o grupo de Alverca.

O Teatro Estúdio Ildefonso Valério (TEIV) em Alverca, concelho de Vila Franca de Xira, acolheu mais de duzentos espectadores no último fim-de-semana, em que além de uma peça de João Lagarto foi também apresentada a programação do teatro para este ano.
Rui Dionísio, director artístico da Companhia Cegada, dividiu o palco com a fadista Margarida Arcanjo na tarde de sábado, 27 de Janeiro, para apresentar os 23 espectáculos de música, dança, cinema e teatro que estão agendados para este ano, divididos em mais de meia centena de sessões.
A programação apresentada inclui um “Ciclo de Teatro” para a infância, um “Ciclo de Criações Internacionais”, um “Ciclo de Teatro Escolar” e criadores de referência nacional como Elsa Valentim, Sérgio Tréfaut ou Jorge Silva Melo, que juntamente com Luís Miguel Cintra fundou o Teatro da Cornucópia.
“Independentemente do partido ou entidade que façam representar, todas as pessoas saudaram esta programação com grande carinho e o desejo expresso de continuarem a vir aos espectáculos”, notou o responsável. A agenda anual tem como principal objectivo “possibilitar a cidadãos e instituições o regular e atempado conhecimento da actividade artística apresentada no TEIV”, sendo o grupo de Alverca um dos poucos do país que apresenta logo no início do ano toda a sua programação.
Rui Dionísio explica que ao longo das três décadas de história do grupo o sentido de missão de serviço público esteve sempre “muito claro”, concluindo por essa razão que “os espectáculos programados não devem corresponder em particular às preferências artísticas da companhia residente mas sim fazer face às necessidades artísticas sentidas pelo público e instituições da comunidade”.
Manuela Ralha, vereadora com o pelouro da cultura da Câmara de Vila Franca de Xira, entidade que financia o projecto, notou que a programação apresentada “dá oportunidade ao público de tomar contacto com projectos de excelência”, ao mesmo tempo que destacou o “bom exemplo” do teatro de Alverca em apresentar espectáculos que promovem a diversidade artística.
O fim-de-semana contou também com a actuação de João Lagarto, que apresentou um texto do Checo Bohumil Hrabal. A peça “Aulas de Dança para Pessoas Duma Certa Idade” fez duas sessões, ambas aplaudidas com três ovações de pé por plateias a tocarem o limite da lotação.

Apresentada programação anual do Teatro Estúdio Ildefonso Valério em Alverca

Mais Notícias

    A carregar...