uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Desfile de escolas e corsos põem novamente Santarém na agenda do Carnaval
PERCURSO. Os corsos voltam a desfilar na zona de São Bento - foto arquivo O MIRANTE

Desfile de escolas e corsos põem novamente Santarém na agenda do Carnaval

Programa multifacetado começa na manhã de sexta-feira e prolonga-se até terça-feira, prometendo muita animação na cidade.

Um desfile com a participação de 2.555 crianças vai abrir, na manhã de sexta-feira, 9 de Fevereiro, as celebrações do Carnaval em Santarém, que este ano decorrem sob o lema “Património Cultural”, anunciou o município.
Inês Barroso, vereadora da Câmara Municipal de Santarém com o pelouro da Educação e da Cultura, afirmou em conferência de imprensa que o município reforçou os apoios a uma iniciativa que pretende que seja “agregadora de esforços”, ao envolver muitas das associações do concelho, e para a qual afectou cerca de 35 mil euros.
O programa do Carnaval em Santarém conta, além do envolvimento de todos os jardins-de-infância e escolas do primeiro ciclo do concelho no desfile de abertura, com a participação de 14 associações e colectividades de 12 das 18 freguesias, nos corsos agendados para a noite de sábado e tarde de terça-feira, e ainda com mais de 500 utentes de instituições, centros de dia e lares, no “baile interinstitucional” que se realizará no dia 9 à tarde, salientou.
Este ano o evento incluirá uma iniciativa para as famílias, um “concurso de máscaras para crianças” que se vai realizar no sábado, dia 10 à tarde e que o município quer que seja um momento de “convívio e confraternização”.
Para o desfile nocturno de sábado, que se vai realizar no “sambódromo” que o município volta este ano a criar no bairro de S. Bento, em antecipação do corso de terça-feira à tarde (a decorrer no mesmo local), foi pedido aos grupos participantes que coloquem iluminação nos carros alegóricos.
Inês Barroso afirmou que o aumento da ajuda financeira às associações visa uma “maior qualidade dos trajes e enfeites dos carros alegóricos”, sendo que as associações que participem com grupos e carros alegóricos nos dois desfiles receberão 800 euros (500 para as que participem só num dos dias) e as que não tenham carro alegórico receberão 200 euros (100 se participarem só num dos dias).
O investimento inclui ainda uma verba de quatro euros por criança participante para ajuda à aquisição dos materiais pelas escolas, o transporte e a alimentação dos alunos que não frequentam as escolas da cidade.
O programa volta a incluir uma “caminhada carnavalesca” (dia 12 à noite), em parceria com os Night Runners, sendo que, este ano, o dia de domingo é preenchido com as actividades tradicionalmente realizadas nas freguesias rurais do concelho, adiantou. Ao contrário do que aconteceu em 2017, este ano não será instalada uma tenda gigante na antiga Escola Prática de Cavalaria, “para não criar concorrência às iniciativas promovidas por privados”, disse a vereadora.

Desfile de escolas e corsos põem novamente Santarém na agenda do Carnaval

Mais Notícias

    A carregar...