uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Jovem piloto de Almeirim prepara próxima época de motocross
João Duarte vai participar em cerca de 20 provas ao longo da época - foto DR

Jovem piloto de Almeirim prepara próxima época de motocross

João Duarte perdeu parte da última época devido às lesões causadas por uma queda

O jovem piloto de motocross de Almeirim, João Duarte, de 16 anos, já iniciou os treinos de preparação da próxima época que espera que corra melhor que a anterior. Uma aparatosa queda, numa das provas a meio da época, afastou-o durante três meses da competição com três vértebras e um braço partido.
João Duarte vai participar no campeonato regional, no troféu Yamaha e nalgumas provas de resistência. Serão cerca de 20 provas ao longo da época e o jovem piloto diz que, acima de tudo, quer divertir-se. Os resultados ficam em segundo plano, porque “primeiro está a escola” e só depois o desporto. “Aposto tudo na escola porque quero seguir a carreira militar e ser GNR”, diz o jovem.
O gosto pelas motas foi-lhe passado pelo pai, que também se chama João Duarte, que sempre sonhou ser piloto profissional mas nunca teve essa oportunidade. “Ofereci-lhe a primeira mota quando ele tinha quatro anos e a partir daí nunca mais parou de andar de mota”, conta o pai que faz tudo para manter esta paixão dos dois.
“Temos alguns apoios da Associação 20 km de Almeirim, da autarquia e de algumas empresas da zona mas o grande investimento sai do nosso bolso”, explica o pai do jovem piloto que tem dois empregos para poder suportar os custos das participações nas várias provas que rondam os 500 euros mensais.
A falta de visibilidade da modalidade também dificulta a angariação de patrocínios. “Se fosse futebol, nem que seja um jogo da segunda divisão, dá sempre na televisão. Esta modalidade praticamente que não aparece nas televisões nacionais”, diz o pai do piloto.
A mãe de João Duarte também acompanha as provas e normalmente fica menos nervosa que o pai. Os amigos da escola também vão ver algumas provas para apoiar João.
O primeiro teste antes do arranque da temporada, no dia 14 de Janeiro, correu bem ao piloto que conseguiu ir ao pódio ficando no terceiro lugar na categoria TT1, no campeonato de resistência X Trophy em Ponte de Sor. “Um circuito rápido e bem feito mas com bastante lama que começou a dificultar para o final da corrida”, diz o jovem piloto.

Jovem piloto de Almeirim prepara próxima época de motocross

Mais Notícias

    A carregar...