uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Acção de sensibilização dos proprietários de terrenos para remoção de Jacintos
Limpeza. Durante três dias várias entidades removeram jacintos do rio - foto DR

Acção de sensibilização dos proprietários de terrenos para remoção de Jacintos

União de Freguesias De S. Vicente do Paúl e Vale de Figueira em defesa do Alviela

Decorreu nos dias 19, 20 e 22 da Janeiro uma acção de sensibilização a toda a população, demonstrando as boas práticas de remoção dos Jacintos. Uma intervenção de cooperação e articulação de meios entre a Câmara Municipal de Santarém - Orgânica de Ambiente e Sustentabilidade, a União de Freguesias de São Vicente do Paúl e Vale de Figueira, a ARH - Agência Portuguesa do Ambiente e Administração da Região Hidrográfica do Tejo e Oeste, o ICNF - Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, os Bombeiros Municipais, a GNR, a Comissão Social de Freguesia de S. Vicente do Paúl e Vale de Figueira, os Amigos do Alviela, as associações e a população.
A acção iniciou-se na Foz do Rio Alviela, em Vale Figueira, pretendendo-se ir subindo até São Vicente do Paúl. No entanto, dada a gravidade da situação que dificultou os trabalhos, a acção não foi tão longe quanto o desejado, estando prevista a realização de mais uma acção, em data a marcar, desta vez em S. Vicente do Paúl.
A sensibilização é considerada um passo importante na luta para salvar o rio. Há esperança que os proprietários dos terrenos, legalmente responsáveis pela limpeza das margens das linhas de água que confinam com as suas propriedades, percebam que se não efectuarem a manutenção serão os principais prejudicados, devido à alteração das linhas, embora por vezes não o saibam ou não tenham conhecimento de como agir. Tanto a Câmara Municipal de Santarém como a união de freguesias estão disponíveis para prestar todos os esclarecimentos que lhes sejam solicitados.
O presidente da união de freguesias, Ricardo Costa e a presidente da assembleia, Susana Veiga Branco, agradeceram a participação das diversas entidades e da população, esperando que mais cidadãos compareçam em acções futuras uma vez que está em causa salvar o rio.

Acção de sensibilização dos proprietários de terrenos para remoção de Jacintos

Mais Notícias

    A carregar...