uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Ribatejo tem potencial de exportação de 2,5 mil milhões de euros para a Colômbia

Nersant realiza e divulga estudos de mercado para apoiar exportação das empresas

A Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém tem disponível para as empresas do Ribatejo um conjunto de documentos de apoio à exportação para diversos mercados. Um dos mercados analisados é o da Colômbia, país para onde as empresas da região têm um potencial de exportação de 2,5 mil milhões de euros.
De acordo com o documento são muitas as áreas de negócio com potencial de exportação para a Colômbia, num total de 72 produtos. No entanto a secção que apresenta um maior número de produtos com potencial de exportação é a secção XVI, referente a máquinas e aparelhos, material eléctrico, e suas partes aparelhos de gravação ou de reprodução de som, aparelhos de gravação ou de reprodução de imagens e de som em televisão, e suas partes e acessórios, onde constam 23 produtos e um valor de mercado potencial de 326 milhões de euros.
Destaque para quatro produtos com um mercado potencial acima dos 20 milhões: armários, arcas, vitrinas, balcões e móveis para produção de frio; pás mecânicas, escavadoras, carregadoras e pás carregadoras, autopropulsionadas; máquinas e aparelhos para misturar ou amassar substâncias minerais sólidas, incluídos os pós e pastas e quadros e painéis para distribuição de energia elétrica. De referir ainda que há nesta secção exportações provenientes de Santarém no valor de 180 mil euros.
Outra das secções em evidência é a VI, referente aos produtos das indústrias químicas ou das indústrias conexas. Nesta secção foram identificados 10 produtos com um mercado potencial de 228 milhões de euros, sendo que os produtos em que o valor de mercado potencial é mais alto são os inseticidas, as preparações tensoativas, as tintas de impressão e os pigmentos de coloração sintéticos.
Em termos de valor de mercado potencial a secção que apresenta o valor mais alto é a XVII, referente a Material de Transporte, com 865 milhões de euros de mercado potencial, repartidos entre 6 produtos. De referir que três produtos representam mais de 90% do valor total: automóveis de passageiros com cilindrada entre 1000 e 1500 cm3, veículos de mercadorias até 5 toneladas de capacidade e os veículos de mercadorias com mais de 5 toneladas e menos de 20 toneladas de capacidade. A região não apresenta qualquer exportação deste tipo de produtos para este país.
Também o Plástico e suas obras borracha e suas obras (secção VII), merece destaque no estudo, com 6 produtos identificados com um mercado potencial de 243 milhões de euros, sendo de destacar o valor do mercado potencial do polietileno com densidade inferior a 0,94 com 131 milhões de euros, seguido pelos garrafões, garrafas e frascos de plástico, com 39 milhões de euros e os serviços de mesa com 35 milhões de euros.
A complementar a informação sobre os principais produtos da região com potencial de exportação, existe ainda informação económica, comercial e fiscal deste país, com o objectivo de apoiar as empresas no processo de decisão de exportação. Para além da Colômbia, estão também disponíveis estudos de mercado para o Canadá, Moçambique, Austrália, Chile, Gana, Marrocos, México, Polónia e Turquia, realizados ao abrigo do projeto Exportintelligence.

Mais Notícias

    A carregar...