uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
“Trabalhar para que as pessoas se sintam cuidadas, orientadas e seguras”
A equipa do Centro de Psicologia e Desenvolvimento da Póvoa de Santa Iria - foto DR

“Trabalhar para que as pessoas se sintam cuidadas, orientadas e seguras”

Centro de Psicologia e Desenvolvimento da Póvoa de Santa Iria criado por Joana Almeida

O Centro de Psicologia e Desenvolvimento da Póvoa de Santa Iria, criado pela psicóloga Joana Almeida, funciona como um projecto global com várias especialidades. As especialidades são psicologia, psicopedagogia,sexologia, terapia de casal, orientação vocacional, avaliação global do neurodesenvolvimento, terapia da fala, psicomotricidade, terapia ocupacional, musicoterapia, risoterapia, yoga para crianças individual e yoga familiar e ainda acompanhamento e reabilitação cognitiva de idosos. Também desenvolve workshops, formações e sessões de inter-ajuda ao nível da saúde mental e educação.
A formação de Joana Almeida abrange várias áreas da psicologia e a criação do Centro é justificada pela necessidade de pôr os seus conhecimentos ao serviço da população da sua área.
“Quando trabalhei no Hospital de Santa Maria apercebi-me que existem muitas crianças com problemas ao nível do seu desenvolvimento e senti que era uma mais valia para a população haver também uma resposta deste tipo na minha zona de residência, para além do serviço de psicologia”, explica.
Considera que a decisão que tomou foi acertada. “O balanço é positivo. Temos conseguido ajudar muitas pessoas e muitas famílias a lidarem com os seus problemas e a conseguirem ultrapassá-los, o que é muito gratificante”, afirma.
A zona de abrangência do Centro de Psicologia e Desenvolvimento da Póvoa de Santa Iria tem vindo a alargar-se e actualmente estende-se já para norte e sul da Póvoa de Santa Iria, abrangendo também as áreas São João da Talha, Bobadela, Sacavém e também Forte da Casa, Alverca, Alhandra, Arruda dos Vinhos, entre outras.
“Felizmente as pessoas admiram e apreciam o nosso trabalho e estão dispostas a fazer alguns quilómetros para serem atendidas com o profissionalismo que a nossa equipa lhes oferece”, sublinha Joana Almeida.
Apesar de ter apenas 31 anos a psicóloga tem uma experiência profissional de oito anos. Depois de completar a licenciatura e de ter feito o mestrado tomou a iniciativa de abrir o Centro com as respostas que considerou necessárias para chegar a um maior número de pessoas. Diz ter uma profissão exigente mas gratificante.
“É bom sentirmos que ajudamos as pessoas a encontrarem-se a si próprias, a lidarem com os seus bloqueios e dificuldades, e que isso lhes proporciona bem-estar e aumenta a sua qualidade de vida”, explica.
Não tem preferência em lidar com adultos ou crianças e realça o trabalho com os pais das crianças. “As características de cada família são diferentes e cada indivíduo que a constitui tem certos padrões que temos que ter em conta. O nosso papel é orientar os pais e dar-lhes uma perspectiva profissional e externa do que estão a viver, dado que é muito difícil entender o que se passa quando estamos tão próximos e envolvidos”.
Sobre projectos futuros confessa que gostaria de tentar desenvolver mais Programas de Prevenção e Intervenção para as mais variadas faixas etárias e relacionados com problemáticas distintas, como programas para pais divorciados, programas para jovens “viciados” em videojogos, programas para pais de crianças com a perturbação do espectro do autismo, programas de competências sociais e relacionais para jovens, entre outros.
“A sensibilidade e a capacidade de adaptação ao outro são essenciais. Só assim conseguimos bons resultados com os casos que aparecem. É fundamental que todas as pessoas que nos procuram encontrem as respostas que necessitam e que se sintam cuidadas, orientadas e seguras. Penso que trabalhando com muita paixão e dedicação em conjunto com uma equipa que partilha os mesmos valores é possível criar uma base sólida”, explica.
Com 19 profissionais ao seu serviço o Centro de Psicologia e Desenvolvimento da Póvoa de Santa Iria fica na Praceta General Norton de Matos, nº3-Lj Dtª – Póvoa de Santa Iria. - Funciona de segunda a sexta-feira das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 20h00 e aos sábados das 9h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h. Tem facilidades de estacionamento.
Tem um protocolo com o agrupamento de escolas da Póvoa de Santa Iria e com instituições privadas que permitem preços mais acessíveis. (lista disponível no site: www.cpd-povoa.com).

“Trabalhar para que as pessoas se sintam cuidadas, orientadas e seguras”

Mais Notícias

    A carregar...