uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Obras no centro de Vila Franca de Xira para acabar com caos no trânsito
PROJECTO. Depois de pronta a antiga Travessa do Cerrado vai ficar com mais áreas pedonais - FOTO CM VFX

Obras no centro de Vila Franca de Xira para acabar com caos no trânsito

Eixo de Santa Sofia – Quinta da Mina está a receber obras de fundo para acabar com os constrangimentos de trânsito há muito sentidos no local.

Estacionamento caótico, trânsito entupido e falta de passeios em condições são alguns dos problemas do eixo entre Santa Sofia e a Quinta da Mina no centro de Vila Franca de Xira. Problemas que, até final deste ano, passarão à história. Está em curso uma obra de 1,4 milhões de euros, co-financiada por fundos comunitários, que visa melhorar as condições de circulação automóvel no local, aumentar o estacionamento e criar melhores condições de segurança e mobilidade para os peões.
Para já, algumas das habitações devolutas que ali se encontravam – e que representavam perigo para os peões por ameaçarem derrocada – foram totalmente demolidas e outras se seguirão. Segundo o município, foram já demolidos cinco imóveis degradados que foram adquiridos pela câmara, incluindo pequenas casas de habitação, anexos, armazéns e pequenos edifícios, junto à ribeira de Santa Sofia e na antiga Travessa do Cerrado, actual Rua Octávio Pato.
No projecto, que abrange 86 mil metros quadrados, prevê-se a criação de um eixo pedonal entre o parque de Santa Sofia e o centro da cidade e um corredor verde de estruturas urbanísticas que permitirá realizar a expansão do parque urbano Luís César Pereira até ao núcleo antigo da cidade. A Rua Octávio Pato, uma das mais complicadas da zona pelas suas pequenas dimensões e elevado fluxo de trânsito, será também alargada com novos passeios e lugares de estacionamento, estando prevista também a plantação de árvores.

Barracões eram antros de droga
Para alguns moradores da zona a intervenção é bem-vinda porque há muitos anos que o espaço era uma fonte de problemas e complicações. “O estacionamento era apertado e com o trânsito em dois sentidos com carros mal estacionados isto era sempre um problema”, conta Albertina Dias Cardoso, residente na zona.
Para esta moradora, os sustos “eram frequentes” e por várias vezes, devido à falta de espaço, vários carros estacionados viam os seus espelhos retrovisores serem destruídos pelos carros que passavam. “Ainda bem que finalmente vão mexer nisto e fazer aqui uma rua como deve ser”, defende Albertina Cardoso.
Outro morador, Júlio Dias, diz-se contente por ver os devolutos barracões demolidos. “Eram um antro de droga e problemas e felizmente que veio tudo abaixo”, refere. Para o munícipe, a obra pode finalmente “criar estacionamento em condições” para permitir às pessoas estacionar sem problemas.
A proximidade de um supermercado e várias lojas de serviços faz também com que a zona seja muito procurada pela população da cidade. É nesta rua que se encontra também a papelaria Caria, uma das vendedoras de O MIRANTE em Vila Franca de Xira.

Obras no centro de Vila Franca de Xira para acabar com caos no trânsito

Mais Notícias

    A carregar...