uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Hubel Verde requalifica instalações de Alpiarça para melhorar apoio aos agricultores
Empresa abriu nova sucursal em Alpiarça

Hubel Verde requalifica instalações de Alpiarça para melhorar apoio aos agricultores

Biotecnologia e nanotecnologia para proteger plantas e solos, como uma tendência cada vez maior para a diminuição dos químicos de síntese, bem como a proteção das águas e solos de uso agrícola, são prioridades para a Hubel Verde. A assessoria agronómica certificada e a aposta em ferramentas inovadoras na área da nutrição vegetal e fitossanidade têm um papel importante para atenuar impacto da atividade agrícola sobre o ambiente.
As instalações da filial de Alpiarça da Hubel Verde foram objeto de obras de requalificação para melhorar o serviço prestado aos agricultores do Ribatejo, do Oeste e do Alto Alentejo.
Na inauguração, a 26 de janeiro, estiveram presentes cerca de 200 convidados, entre os quais a Diretora Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo, Maria Elizete da Costa Jardim e o presidente da Câmara Municipal de Alpiarça, Mário Pereira.
A Hubel Verde, com sede em Olhão, tem, para além da filial de Alpiarça, a filial de Ferreira do Alentejo. A sua atividade centra-se nos serviços de assessoria técnica agronómica e de logística, complementada pelo fornecimento de fatores de produção, principalmente nas áreas da nutrição vegetal (com destaque para as marcas próprias de adubos VS e adubos BluDiamond, líquidos e sólidos) e produtos especiais de nutrição.
João Caço, diretor-executivo da Hubel Verde, disse em Alpiarça que a estratégia da empresa para os próximos anos passa pela “aposta em ferramentas que permitam uma gestão integrada dos nutrientes necessários ao reforço do rendimento das culturas, mas com menor impacto nos recursos naturais”.
Segundo a empresa, a introdução de micro-organismos benéficos, como trichodermas e micorrizas, e a utilização de auxiliares que ajudem a proteger as plantas sem introduzir mais químicos no ambiente, bem como a renaturalização dos solos agrícolas são prioridades para a Hubel Verde. A assessoria agronómica certificada, que visa a maximização da produção e redução do risco dos agricultores, é outra área de atuação em que a Hubel Verde continuará a apostar como lema, levado à prática, do seu “core business”.
Entre os serviços de apoio à decisão, prestados pelos técnicos comerciais da empresa em todo o país, destacam-se as análises de seiva no campo, que informam do estado nutricional das plantas e alertam para eventuais correções, e as soluções de monitorização e controlo da rega (monitorização a várias profundidades e em contínuo da humidade do solo), entre outros serviços.
O investimento da Hubel Verde em Alpiarça implicou um reforço da capacidade de armazenamento de adubos líquidos, (totalizando 560 m3), a criação de um armazém autorizado para venda de fitossanitários (400 m2), um armazém de adubos sólidos e outros consumíveis (800 m2) e um armazém para complementos de nutrição vegetal (400 m2).
A administradora do grupo Hubel, Isabel Gonçalves, revelou que em 2017 a Hubel Verde comercializou perto de 20.000 toneladas de adubos líquidos e cerca de 7.000 toneladas de adubos sólidos, com base numa estratégia de crescimento sustentável e com objetivos bem definidos.
A Hubel Positive Lightning é a mais recente empresa do grupo Hubel, ligada à agricultura digital. Entre as ferramentas criadas e comercializadas por esta nova companhia encontra-se a plataforma e App FulgurIT, que disponibiliza informação integrada online, como sejam resultados e históricos de análises realizadas, onde se incluem as análises à seiva, relatórios de visitas técnicas, e informação recebida de sensores instalados nas parcelas agrícolas, que possibilitam a monitorização da humidade no solo. Além disto, a plataforma permite controlar, em tempo real, a fertirrega e a programação das regas.

Hubel Verde requalifica instalações de Alpiarça para melhorar apoio aos agricultores

Mais Notícias

    A carregar...